Visão panorâmica de TiradentesVisão panorâmica de Tiradentes

Tiradentes – MG – Dicas de viagem e roteiro completo

Que tal conhecer Tiradentes?! Aqui você verá um roteiro completo da nossa última visita a esta bela cidade histórica de Minas Gerais. Vem com a gente?!


Melhor época para ir a Tiradentes?

Os melhores meses para visitar Tiradentes vão de abril a setembro. Nestes meses, o índice pluviométrico é relativamente baixo e as temperaturas são agradáveis.


Como eu faço para chegar em Tiradentes?

 

Saindo do Rio de Janeiro basta usar a BR-040 e em Barbacena pegar a BR-265, até o trevo para Tiradentes. Nós gastamos mais ou menos 04h30, descontando o engarrafamento na saída do Rio de Janeiro.

Para quem vem de Belo Horizonte, existem duas opções:

  • a primeira opção é pela BR-040, sendo o trajeto de aproximadamente 200km. Quando estiverem próximos do município de Alto Maranhão, basta pegar a BR-383 e seguir até São João Del Rei e em seguida verá o acesso a Tiradentes.
  • a segunda opção é pela BR-381 em direção a Betim. Em Oliveira, basta pegar a BR-494 até São João Del Rei e depois o acesso para Tiradentes. Neste percurso, você viajará por aproximadamente 250km.

 

Para quem vem de outras cidades do país, recomendo que procure um voo para Belo Horizonte (basta consultar as melhores tarifas pelo google flights) e em seguida alugue um carro para seguir uma das opções citadas acima.

 

Aluguel de carro em Tiradentes

 

Como sempre, faço a cotação do aluguel através da Rentcars.com e finalizo a reserva com a locadora que oferecer o melhor preço. O processo é super simples, basta escolher o local e datas para retirada e devolução do carro, o tipo do veículo, inserir seus dados pessoais e finalizar a reserva.


O Básico para a região de Tiradentes

 

Tiradentes é um município mineiro de 7744 habitantes (população estimada). A cidade é sustentada pela produção da agropecuária e serviços, sendo uma das principais atividades o turismo.

Ela foi fundada em 1849, depois de se desmembrar de São João Del Rei, mas o município originalmente chamado de Arraial Velho de Santo Antônio, data de 1719.

A cidade leva o “nome” do seu filho mais famoso e em 1938 o conjunto arquitetônico foi tombado pelo órgão antecessor ao atual IPHAM.


Quanto tempo ficar em Tiradentes?

As atrações mais interessantes da cidade conseguem ser vistas com tranquilidade em 2 dias inteiros. Com este tempo, será possível, inclusive, fazer uma visitinha a São João Del Rei e ao distrito de Bichinho.

Se sua ideia é visitar também Ouro Preto, Mariana, Lavras Novas e Congonhas, será necessário aumentar o número de dias dedicados a sua viagem.


Onde ficar em Tiradentes?

O que não faltam por lá são lugares agradáveis para se hospedar. Nós já estivemos na cidade em 5 oportunidades e em todas gostamos bastante das nossas escolhas.

 

Na primeira vez ficamos na Dom Quixote, bem pertinho do centro ( Segue o Link ) Já em nossa segunda visita, ficamos no Solar da Serra Tiradentes.

Em nossa terceira visita, ficamos na agradável e muito bem localizada Pousada Relicário, aqui você não vai precisar de carro para nada. Nas outras duas visitas, escolhemos a novíssima Aldrava Pousada Boutique. Essa bela propriedade possui uma vista privilegiada da Serra de São José e os quartos são bem novos e aconchegantes. Entretanto, ela fica um pouco afastada do centro histórico, no caminho para Bichinho. Para efetuar sua reserva, é só clicar aqui .

Para quem procura luxo, Tiradentes oferece algumas opções como o lindíssimo Santíssimo Resort ( clique aqui e confira) e a famosa Pequena Tiradentes (para conhecê-la, clique aqui).


Opções baratas de hospedagem

 

Além das das pousadas que citei anteriormente, Tiradentes está recheada de ótimas opções para todos os bolsos. Veja abaixo a lista de ofertas atualizada para o dia de hoje.

 

 

 

Principais Atrações em Tiradentes


Igrejas

Grande parte das atrações giram em torno da religiosidade e da arte sacra do povo mineiro. Então, vou listar as principais igrejas da cidade.


Igreja Matriz de Santo Antônio

É a maior e mais antiga igreja da cidade, sendo um dos mais belos exemplos da arquitetura barroca e rococó. A origem desta igreja está associada ao surgimento da própria cidade. A construção iniciou-se em 1710 e passou por várias etapas e evoluções. O interior é lindíssimo, com seus altares cobertos em ouro. Se tiver que escolher apenas uma igreja para visitar, escolha essa. Há um concertos de órgão em alguns dias da semana. Caso tenha interesse, visite o site a seguir e compre seu ingresso – clique aqui.


Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Não há muitos detalhes sobre a construção dessa igreja. Ela era utilizada por escravos e exatamente por isso é muito simples, embora seja também um belo exemplar do barroco mineiro. Está localizada na rua Direita, bem em frente ao Museu de Sant´Ana.


Igreja Nossa Senhora das Mercês

É uma capela do final do século XVIII, com um único altar multicolorido. O forro da igreja possui pinturas em estilo rococó, de cenas alusivas à Virgem Maria e a imagem de sua padroeira, realizadas por Manoel Victor de Jesus, pintor mulato, falecido em 1828 e data do início do século XIX. A Igreja pertencia à irmandade dos pretos crioulos, ou seja, os pretos nascidos no Brasil.

 

Outras igrejas

Outros dois grandes exemplos da cultura e da arte sacra da cidade são a Capela de São João Evangelista e a Igreja de São Francisco de Paula. Não deixem de visitar.


Museus

Os museus da cidade também são ótimos. Colocarei em ordem os que achei mais interessantes, conforme lista abaixo:

  • Museu de Sant’Ana
  • Museu Padre Toledo
  • Casa da Cultura de Tiradentes
  • Instituto Mario Mendonça – Arte
  • Museu da Liturgia
  • Martir – Museu de arte de Tiradentes


Outras atrações:

  • Chafariz de São José ;
  • Serra de São José ;
  • Casario da Rua Direita;
  • Rua Ministro Gabriel Passos;
  • Rua Padre Toledo;
  • Estação Ferroviária de Tiradentes – passeio de Maria Fumaça até São João Del Rei;
  • Jardineira Charmosa com contador de causos Luiz Fernando;
  • Largo das Forras;
  • Passeio de Charrete pelo centro da cidade.


Lembranças e delícias de Tiradentes

 

As melhores lembranças que você poderá levar de Tiradentes são os rocamboles, queijos, cafés, doces e cachaças! Então, vou deixar para vocês o nome de alguns lugares com ótimos produtos para levar pra casa.

  • O Rocambole – essa delícia de loja fica na rua Min. Gabriel Passos e deixa qualquer um louco com sua variedade. Queijos, doces, cafés, cachaças, rocamboles, tem de tudo! Não deixe de visitar.
  • Chico Doceiro – Este doceiro é um patrimônio da cidade. Sua lojinha fica na rua Direita próximo ao largo das Forras e o canudinho de doce de leite é para comer rezando.
  • Doce de Leite do Bolota – também é maravilhoso e disputa com o Chico Doceiro o título de melhor doce de leite de Tiradentes.
  • Mia Confeitaria e Restaurante – ambiente lindo para um ótimo café acompanhado por bolo ou uma refeição.
  • Ouro Canastra Queijaria- aqui você vai encontrar os melhores queijos de Minas Gerais, mas se prepare para os preços.
  • Empório do Ó – Esta loja na rua direita é como um empório, com diversos produtos, sejam comestíveis ou mesmo artesanato. Vale escolher algo para levar.
  • Jane´s Apple – Funciona como cafeteria e loja de artesanato/decoração. Há três unidades na cidade, cada uma mais bonita que a outra. O carro chefe da casa é a deliciosa maçã verde recheada, não deixe de provar.
  • Vinícola Luiz Porto – uma das poucas vinícolas do estado de Minas Gerais está bem representada aqui em Tiradentes. Vale agendar sua degustação pelo site Wine Locals.
  • Marcas Mineiras Loja e Café – Delicioso espaço com diversos itens de decoração e um café que tem um dos melhores pães de queijo de MG. Não perca!
  • Mercearia Paraopebas – essa tradicional mercearia fica dentro do Marcas Mineiras e imita o ambiente tradicional de sua matriz. Coisa típica de Minas Gerais.
  • Casa das Latas – espaço agradável onde você poderá desfrutar de doces, cafés e chocolates e ainda de quebra levar para casa um souvenir da cidade.
  • Divinas Gerais Mobiliário – Loja com bonitas peças de decoração e mobiliário.
  • Tiradentes Cerâmica Artesanal – Para quem gosta de produtos tradicionais, este tipo de cerâmica se tornou item característico da região de Tiradentes, e essa loja tem alguns dos mais belos exemplares.
  • Cachaçaria Velho Ferreira – Para quem curte uma cachaça há vários tipos dessa tradicional bebida mineira, além de licores e doces.
  • Entre Minas Loja Colaborativa – loja com artesanato de uma cooperativa da região. Aqui quase tudo será exclusivo, achamos a loja uma gracinha.

 

Bichinho

 

Em sua visita a Tiradentes aproveite a oportunidade para conhecer o distrito de Bichinho, que fica a cerca de 7km da cidade. O acesso é em grande parte em estrada não pavimentada e o tempo de deslocamento gira em torno de 20 a 30 minutos. No meio do caminho fica o Museu do Automóvel da Estrada Real, onde você encontrará diversos exemplares de carros antigos. Uma verdadeira viagem no tempo!

 

Outra opção ao longo da estrada é o famoso Restaurante Tempero da Ângela. Programe-se para almoçar a tradicional comida mineira! Chegando no pequeno distrito, as grandes atrações serão as diversas lojas de artesanato e móveis rústicos com especial destaque para a Oficina de Agosto. Você também poderá visitar o centro cultural Casa Torta, onde pagará entre R$50,00 e R$120,00 dependendo da antecedência que comprar. Vale a pena comprar pelo site e pagar o menor preço. As crianças gostam muito dessa atração. Também recomendo a visita a pitoresca Igreja Nossa Senhora da Penha, que está localizada no centro do distrito. Visite também a Muzema Mineira Alambique, onde poderá provar mais alguns exemplares de cachaça.


São João Del Rei

 

A cidade de São João Del Rei fica a cerca de 16km de distância de Tiradentes. As atrações por lá estão mais ou menos próximas umas das outras, o que proporciona uma visita relativamente rápida. Não deixem de conhecer essa outra joia da cultura e arquitetura de Minas Gerais!

Vou deixar uma lista das atrações na cidade, destacando em negrito as que são imperdíveis.

 

 

Igrejas

  • Igreja de Nossa Senhora do Carmo;
  • Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar;
  • Igreja de São Francisco de Assis;
  • Igreja Nossa Senhora Do Rosário;
  • Capela Do Divino Espírito Santo .

 

Outras atrações

  • Pelourinho;
  • Museu de Arte Sacra;
  • Monumento aos Expedicionários;
  • Largo da cruz;
  • Fundação Presidente Tancredo Neves;
  • Solar dos Neves;
  • Museu Ferroviário.


Restaurantes em Tiradentes – MG

 

O que não faltam em Tiradentes são ótimos restaurantes, os meus preferidos são:

  • Ora Restaurante do Chef Felipe Oliveira;
  • Tragaluz;
  • Angatu;
  • Pacco & Bacco;
  • Uai Thai

Sugestões de leitura

 

Para quem gosta de visitar as lindas cidades históricas brasileiras, eu recomendo fortemente que vejam os nossos outros posts sobre o tema, segue uma listinha:

 

Abraços a todos e obrigado pela visita! Deixe aqui seu comentário e visite nossas redes sociais:

3 thoughts on “Tiradentes – MG – Dicas de viagem e roteiro completo”

Comments are closed.

G-BX78EE97RX