Aruba – veja dicas completas para sua viagem

Hoje, trago para vocês dicas imperdíveis desse lindo destino do caribe que tem se tornado cada vez mais conhecido dos Brasileiros.


Onde fica Aruba?

Aruba é uma pequena ilha caribenha de 180km2, que pertence a Holanda, mas fica aqui na América do Sul. Para efeito de geolocalização, ela fica bem em frente ao território venezuelano e ao lado de Curaçao.


Quando ir a Aruba?

De maneira geral o primeiro semestre é a melhor época para visitar Aruba.

Considerando sua localização muito próxima da linha do equador, as temperaturas são estáveis ao longo de todo o ano, contudo, o regime de chuvas de outubro a dezembro não favorece a visita.

Os meses menos chuvosos em Aruba vão de fevereiro a agosto. Nós estivemos por lá em fevereiro e a visita foi simplesmente perfeita.


Que moeda devo levar para Aruba?

A moeda corrente em Aruba é o Florim Arubano de sigla AWG. Na prática o Euro é aceito em todos os locais, assim como o dólar, tendo a vista a presença maciça de americanos por lá.

Caso precise trocar dinheiro, existem diversas casas de câmbio em Oranjestad (centrinho da Ilha).


Preciso de visto para entrar em Aruba?

O visto de entrada no país é emitido no momento do desembarque, sem nenhuma complicação. Para aqueles que possuem passaporte com chip, basta procurar o totem eletrônico e seguir as instruções (neste caso não ganhamos carimbos).

Para aqueles que possuem o passaporte antigo, você deve se apresentar num dos guichês como na maioria dos lugares do mundo.

Uma dica básica é verifiquem a validade do seu passaporte. Na maioria dos países, ele deverá possuir no mínimo 6 meses de validade na data de sua saída do país. Não perca a viagem por bobeira!


Quais vacinas devo tomar para visitar Aruba?

Desde 01 de janeiro de 2018, o governo arubano passou a cobrar de latino-americanos e africanos o certificado internacional de imunização contra a febre amarela (isso mesmo, aquele emitido pela ANVISA). Portanto, se você deseja viajar para Aruba, será necessário ter se vacinado a no mínimo 10 dias antes de viagem.

Exigências em razão da Pandemia de Covid-19: Apresentar teste negativo para Covid-19 realizado até 72h antes do embarque, exceto para menores de 12 anos ou realizar um teste na chegada, o qual deve ser pré-pago e possui o custo de US$ 75. Os exames HDA, NEAR, RT-LAMP, RT-PCR ou TMA são admitidos. Também deverá preencher os formulários Health Assessment e ED Card , com envio até 72h antes do embarque, o qual irá gerar uma autorização de viagem que deverá ser apresentada no check-in. É necessário baixar e instalar o aplicativo Aruba Health App, além apresentar um seguro saúde com cobertura para Covid-19. Todos os passageiros estão sujeitos a novo teste RT-PCR na chegada, às suas custas.

Idioma falado em Aruba

A língua falada em Aruba é o papiamento. Porém, o povo também fala o holandês, inglês e o espanhol. Você não terá dificuldade de se comunicar.

Uma curiosidade é que o papiamento evoluiu de uma língua ancestral de matriz portuguesa. Com isso, muitas palavras nos serão familiares. O idioma é muito agradável de se ouvir, além dos arubanos serem muito simpáticos.


C
ompras em Aruba

A ilha é conhecida pela grande variedade de lojas em Oranjestad. Os preços são em regra atrativos, semelhantes aos dos freeshops de aeroportos.

Como chegar em Aruba?

O acesso a Aruba é muito fácil. Daqui do Brasil partem voos diários do Rio de Janeiro, São Paulo e de outras capitais pelas empresas Avianca e Copa Airlines, com conexão em Bogotá ou Cidade do Panamá respectivamente.

Há quem opte por pegar voos de empresas americanas, mas o deslocamento até os Estados Unidos é bem maior. O viajante deverá avaliar neste caso o custo beneficio.


Como se locomover na ilha?

Em Aruba a oferta de táxis é bem ampla. Também existem linhas de ônibus regulares. Quando estivemos por lá, o Uber não estava disponível.

A grande questão aqui é que existem muitas praias para o turista conhecer e elas não estão tão próximas da região hoteleira. Eu, particularmente, acredito que a melhor forma de se locomover é sempre aquela que lhe oferece maior autonomia e neste caso prefiro usar carro ou moto. Caso você considere que este custo é elevado para seu orçamento, existem muitos passeios compartilhados vendidos nos resorts.

 

Quanto tempo ficar em Aruba?

Para mim, 7 dias inteiros, sem contar chegada e saída, são um bom período. A questão aqui não é a quantidade de atrações no destino, mas a oportunidade de relaxar e aproveitar as praias com calma.

Se o seu orçamento estiver muito apertado, reduza para 5 dias inteiros, mas menos do que isto eu não recomendo.

Também é possível combinar este destino com Curaçao, mas você precisará de pelo menos 13 dias disponíveis, pois 3 dias devem ser considerados como deslocamento (chegada, deslocamento entre as ilhas e retorno ao Brasil). Neste caso, tente pegar um voo com múltiplos destinos, chegando em uma ilha e saindo por outra.


Onde ficar em Aruba?

Em nossa visita ficamos em dois hotéis, o Riu Palace Aruba e o Riu Palace Antillas (Adults only).

Os dois hotéis possuem uma infraestrutura completa digna dos grandes resorts do Caribe. Ótimas piscinas, bares, restaurantes, Casino, boates, salas de ginástica, atividades aquáticas e muito mais.

Os quartos são muito bem estruturados, contando com todas as comodidades.

Uma grande vantagem para quem está hospedado no Palace Antilhas é poder usar a infraestrutura do Palace Aruba.

Infelizmente os hotéis não estão no booking, mas podem ser encontrados no site da rede.


Atrações em Aruba


Quais as melhores praias de Aruba?

Aruba possui praias lindas, então para facilitar sua vida vou listar algumas que se destacam:

1- Palm Beach – linda praia, local dos grandes resorts.

2-Baby Beach – a mais turquesa de todos. Lá, existe um restaurante bem estruturado e pequenas cabanas de praia para aluguel.

3- Eagle beach, fica do lado de Palm Beach, mas possui pouca infraestrutura para os turistas que não estão hospedados por lá. Nesta praia está a famosa árvore Divi-divi .

4-Arashi Beach– praia era belíssima.

5-Malmok Beach– fica logo depois da Palm Beach e é ali que o pessoal se junta para praticar esportes aquáticos. Vale a visita, mas não há estrutura para o turista.

6-Mangel Halto – é um deck de madeira com um mar lindo, perfeito para um bom mergulho e para fazer snorkeling.


Passeio de Harley Davidson pela Ilha

Quando estivemos em Aruba fizemos a opção de nos deslocar de moto, mas não foi em qualquer moto, alugamos uma Harley Davdison e certamente foi uma das coisas mais legais e marcantes que já fizemos em nossas viagens. A moto nos deu muita liberdade, especialmente pela facilidade para estacionar. Para quem se interessar, a moto foi alugada com o pessoal do Aruba Motorcycle Tours , clique aqui e confira.


Um dia na Renaissance Island

Um passeio que considero imperdível em Aruba é conhecer a Renaissance Island. Esta ilha pertence ao chiquérrimo hotel Renaissance. Para quem não estiver hospedado nele, é possível comprar um day use, mas para isso é preciso acordar cedo pois as entradas são limitadas. Nesta Ilha você irá encontrar os famosos Flamingos!


Restaurantes

Os melhores restaurantes da ilha quando estivemos por lá eram:

  • Barefoot Restaurant
  • The Flying Fishbone
  • Papiamento Restaurante
  • Le Bistro Aruba
  • Café The Plaza (aceita reservas online);
  • Fred Restaurant;

Indico que vocês pesquisem pelo Tripadvisor outras opções mais atuais.


O farol Califórnia

Um passeio bastante agradável é visitar o farol Califórnia, que foi construído depois que um navio com o mesmo nome afundou ali por perto. O farol fica no extremo norte da ilha. Há um pequeno restaurante nas proximidades, onde muitas pessoas vão para assistir o pôr do sol.


Oranjestad

Se tiver oportunidade, conheça o centrinho de Aruba. Ele é uma gracinha e está cheio de construções que seguem o estilo holandês. Um destaque para as famosas lojas no estilo freeshop. Você também pode aproveitar a oportunidade para fazer um passeio no charmoso bondinho laranja.


Sugestão de souvenir

Aruba é bastante conhecida pelos produtos a base de Aloe Vera e por toda a ilha você encontrará lojas especializadas. Nós compramos os produtos da ARUBA ALOE e super recomendo.


Com que destino eu consigo combinar uma visita a Aruba?

Se tiver ido para lá de Avianca, uma boa ideia é conhecer San Andrés e Cartagena.

Se tiver ido de Copa Airlines, a Cidade do Panamá será uma ótima pedida.

Mas a dobradinha perfeita é Curaçao. O voo entre as duas ilhas pode ser contratado com as empresas Winair, Aruba airlines ou TULfly Netherlands.

Abraços a todos e obrigado pela visita. Deixe aqui seu comentário e visite nossas redes sociais:

G-BX78EE97RX