Madri Dicas Imperdíveis para Aproveitar ao Máximo sua Viagem
O que você encontrará neste Post
- O básico sobre Madri
- Seguros de viagem
- Onde se hospedar em Madri
- Como se locomover por Madri
- Principais Atrações em Madri
- Restaurantes em Madri
- Com que destino eu consigo combinar uma visita a Madri
O básico sobre Madri
A Capital Espanhola está conectada ao Brasil, com voos diretos saindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. As principais empresas aéreas são Ibéria, AirEuropa e Latam. Busque a opção mais conveniente pelos sites do Skyscanner e Google flights, depois é só comprar com a cia.aérea. Chegando em Madri, você irá desembarcar no aeroporto de Barajas, considerando um dos mais bonitos do mundo.
Na imigração, será preciso apresentar passaporte válido por mais 3 meses além da data prevista para a saída do país, passagem de volta, reservas de hotel para o período da viagem ou carta convite, seguro saúde dentro das exigências do Espaço Schengen e 65 euros por dia por pessoa em dinheiro vivo, extrato do cartão de crédito ou cartão pré-pago (nós indicamos o uso do Wise), provando que você dispõe de limite ou saldo.
Os melhores meses para a sua viagem serão março, abril, maio, junho e setembro. A cidade é pouco chuvosa e o inverno não chega a assustar. O mês com maior índice pluviométrico é outubro. Separe pelo menos 3 dias para conhecer as principais atrações de Madri (4 pernoites). Com mais dias na cidade, você pode incluir passeios bate-volta no roteiro.
Por fim, comece o seu tour pela Plaza de Cibeles. Ela é um dos espaços mais representativos da cidade! Está situada no centro, no cruzamento entre o Paseo del Prado e a Calle Alcalá. No seu entorno, estão imponentes e representativos edifícios construídos entre o final do século XVIII e início do XX, como o Palácio de Cibeles (Inaugurado em 1919, o edifício funcionou como sede central dos Correios até que foi reformado para abrigar a Prefeitura e um centro cultural. O mirante e o restaurante da parte superior oferecem boas visitas do centro), Palácio de Buenavista (sede do Quartel General do Exército), Banco de Espanha e Palácio de Linares( atual Casa de América, uma instituição que pretende fomentar as relações culturais entre a Espanha e os países ibero-americanos).
Seguros de viagem
Em todas as nossas viagens contratamos seguro, e a nossa estratégia para conseguir melhores preços é cotar com a Seguros promo, pois ela reúne todas as seguradoras em uma única plataforma, sendo mais fácil para comparar os preços. Caso queira contratar seu seguro, CLIQUE AQUI use o cupom BLOGAVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto sobre o preço do seguro.
Onde se hospedar em Madri
Para se hospedar em Madri, o ideal é estar em hotéis perto das atrações e com transporte fácil. Os principais bairros para a sua hospedagem são: Las Letras, Sol, Madri de Los Austrias, Malasaña e Chueca. Las Letras é onde está o circuito cultural, perto dos grandes museus. Sol é o centrão de Madri. Por lá estão a praça da Puerta del Sol e a Gran Vía, a avenida principal da cidade.
Madri de Los Austrias é uma região histórica, perto da Plaza Mayor, do Palácio Real e do Teatro Real. Malasaña é um bairro alternativo e perfeito para que gosta de sair nas noites. Os hotéis em Malasaña ficam próximos da Gran Vía. Chueca é a localização ideal para quem gosta de noites mais sofisticadas e de curtir a cena LGBT.
Nós ficamos no Radisson Red, bem perto do Museu Reina Sofia e da Estação Atocha. O hotel foi inaugurado em novembro de 2022. Achamos que foi uma excelente opção. Nós sempre pesquisamos nossas hospedagens através do booking e da nossa agente de viagens. Caso você queira pesquisar também, basta entrar neste LINK AQUI. A antecedência é o ponto chave para encontrar bons preços.
Se quiser verificar outras possibilidades de hospedagem, clique aqui.
Como se locomover por Madri
É muito fácil se locomover em Madri. Os bilhetes mais úteis para o turista são o Metrobús 10 Viajes e o Turístico.
O Metrobús 10 Viajes oferece 10 viagens de metrô ou ônibus dentro da Zona A, que inclui toda a zona turística de Madri. A maior vantagem do passe é ser um título compartilhável! Custa 6,10 euros, mais 2,50 pela Tarjeta Multi na primeira compra. Para ir ou voltar do aeroporto de metrô é preciso pagar um suplemento(vamos explicar mais abaixo).
O passe de transporte Turístico dá direito a transporte ilimitado por 1, 2, 3, 4 ou mais dias consecutivos. É um título pessoal, não compartilhável, e que pode ser usado no metrô, ônibus e trens. A maior vantagem do título Turístico é ser mais fácil de comprar e de usar. Os preços já incluem o valor da Tarjeta Multi e o suplemento para ida e volta de metrô ao aeroporto.
Para a Zona A, que abrange toda a zona turística:
1 dia: 8,40 euros
2 dias: 4,20 euros
3 dias, 18,40 euros
4 dias, 22,60 euros
O tempo de validade começa a ser contado no momento do primeiro uso. Além da venda nas maquininhas do metrô, o título Turístico também pode ser comprado em postos de atendimento ao turista no aeroporto de Barajas.
Para sair do Aeroporto Barajas, que está a 12 km do centro da cidade, você pode escolher entre táxi, ônibus, metrô e trem. Mas precisa estar preparado para fazer baldeações, caminhar com a mala ou ‘completar’ a viagem com um trecho final de táxi ou Uber. Na nossa opinião, vale a pena ir do aeroporto ao seu hotel de táxi. A tarifa é fixa, são 30 euros por carro. Não há cobrança de pedágio e nem taxa por malas. A Uber atua legalmente em Madri, mas no caso específico do trajeto aeroporto-centro, o táxi costuma ficar mais barato.
A linha de ônibus Exprés Aeropuerto liga Barajas (terminais T1, T2 e T4) até a estação de trem Atocha, com paradas na Calle O’Donnel e na Plaza Cibeles. O serviço de ônibus Exprés Aeropuerto funciona 24 horas. Bilhetes a 5 euros (dezembro/2023).
Os trens Renfe Cercanías ligam o aeroporto de Barajas (terminal T4) até a zona mais central de Madri. As duas linhas, C1 e C10, levam às estações de Atocha e Príncipe Pio. O tbilhete de trem custa a 2,60 euros (dezembro/2023). Se você desejar, o metrô também liga o aeroporto de Barajas até a estação Nuevos Ministerios, através da linha 8.
Compre a Tarjeta Multi na maquininha e carregue 10 viagens + o suplemento do aeroporto. O valor total será de 17,70 euros (2,50 euros pelo plástico, 12,20 euros pelo bilhete Metrobus de 10 viagens, mais 3 euros pelo suplemento do aeroporto – preços de dezembro/2023). Caso você precise de carro para sair de Madri para alguma outra localidade, considere alugar carro clicando no banner abaixo.
Caso você precise locar carro em Madri para se deslocar para outro local, considere clicar no banner e verificar a disponibilidade de carros.
Como Usar internet móvel em Madri
Tem dúvida sobre como se manter conectado nas suas viagens?! Nós, geralmente, usamos três opções que funcionam muito bem.
- Vivo TRAVEL Mundo
Pagamos mensalmente uma tarifa de R$29,90 para ter acesso a internet em diferentes países do globo. A franquia pode variar de acordo com o país. Ex: EUA – 1GB por dia. Se ultrapassar a franquia, vc tem a opção de comprar pacotes extras. - Chip Virtual Airalo
Essa operadora virtual funciona em 200 países ou regiões do mundo. Os pacotes variam de preço de acordo com a quantidade de dados contratada. O seu telefone deve possuir a capacidade de instalar um esim. Na Espanha pagamos €12 por 10 GB. - Chip de Operadora Local
É possível comprar chip de operadora local no aeroporto. Geralmente, os guichês estão no desembarque. Por exemplo, nós compramos em Paris na loja da Relay!
Principais Atrações em Madri
Puerta de Alcalá
A Puerta de Alcalá foi inaugurada em 1778 por Francisco Sabatini. Ela foi uma das cinco portas reais de acesso à Vila de Madrid. Trata-se do primeiro arco do triunfo construído na Europa depois da queda do Império Romano. A Puerta de Alcalá é anterior a monumentos como o Arco do Triunfo de Paris ou o Portão de Brandemburgo de Berlim.
O seu nome foi dado em razão do monumento estar no exato caminho que existia para ir a Alcalá de Henares. A visita à Puerta de Alcalá é uma boa oportunidade para conhecer também o Parque do Retiro, pois está muito próxima da entrada Noroeste do parque.
Informação útil:
- Localização: Calle Alcalá, Plaza de la Independencia.
- Transporte: Metrô: Retiro, linha 2.
Parque del Retiro
O Retiro é o parque mais importante de Madri e um dos lugares preferidos dos madrilenhos. Trata-se de um grande espaço verde de 118 hectares localizado em pleno centro da cidade.
Esse grande parque urbano foi construído na metade do século XVII para o desfrute do rei Felipe IV. Embora tenha sido parcialmente destruído durante a Guerra da Independência, recuperou todo o seu encanto e elegância e se converteu em um parque para o povo e para a realeza. No Retiro há diversos lugares para ver e coisas para fazer, como espetáculos de marionetes, músicos, retratistas e videntes.
Os principais pontos turísticos no Retiro são:
- Lago: O lago artificial é uma das primeiras imagens que veremos se entramos pela Puerta de Alcalá. Nele você pode alugar barquinhos com remos ou fazer um passeio no barco grande.
- Monumento a Alfonso XII: Monumento impressionante situado em uma das margens do lago anterior, foi inaugurado em 1922. Aos domingos você encontrará muita gente ao redor dele tocando instrumentos.
- Palácio de Cristal: Construído em 1887 em frente a um lago artificial, o Palácio de Cristal é a sede de muitas exposições temporárias. Inicialmente foi usado como estufa.
- Passeio da Argentina: Popularmente chamado de Passeio das Estátuas, é um passeio onde encontraremos estátuas de diversos reis da Espanha. A princípio foram encomendados por Fernando VI para decorar o Palácio Real.
Informações úteis:
- Localização: Entre as ruas Alfonso XII e Menendez Pelayo.
- Horário: De outubro a março: das 6:00 às 22:00 horas. De abril a setembro: das 6:00 às 24:00 horas.
- Transporte: Metrô: Retiro, linha 2
Palácio Real de Madri
O Palácio Real de Madrid, também conhecido como Palácio de Oriente, foi construído no século XVIII. Hoje em dia, o palácio é usado exclusivamente para recepções, cerimônias e atos oficiais, já que os reis da Espanha moram no Palácio da Zarzuela.
A construção do Palácio Real começou em 1738 e as obras se prolongaram durante 17 anos. Pouco depois de sua finalização, em 1764, Carlos III estabeleceu nele sua residência habitual. O Palácio está rodeado pelos jardins do Campo de Moro e pelos jardins de Sabatini. Os primeiros, a oeste, são da Idade Média; enquanto os segundos foram criados no século XX e estão ao norte. O Campo de Moro pode ser visitado apenas durante o dia.
É possível ver a troca da guarda do Palácio Real de Madrid na primeira quarta-feira de cada mês, às 12:00 horas (exceto em janeiro, agosto e setembro). No entanto, o evento pode ser cancelado por atos oficiais ou condições meteorológicas adversas, mas o tempo em Madrid não costuma ser um problema.
O Palácio Real oferece tanto visitas simples como visitas guiadas durante todo o ano, fechando apenas durante os atos oficiais. A visita típica inclui:
- Salões Oficiais: Grandes, bem conservados e com muito estilo, cada salão tem sua própria personalidade. A sala do trono nos deixou impressionados.
- Arsenal Real: Armaduras, escudos e armas de todos os tipos que formam uma das coleções mais importantes do mundo.
- Farmácia Real: Centenas de frascos de diferentes formas e tamanhos que nos farão voltar no tempo. O melhor é a recriação do laboratório.
Compre seu ingresso com antecedência pelo site oficial https://tickets.patrimonionacional.es/es e evite perder tempo em longas filas! As duas últimas horas de visita, de segunda a quinta, são gratuitas. No verão das 17h às 19h e no inverno de 16h às 18h.
Informações úteis:
- Localização: Calle Bailén (Plaza de Oriente).
- Horário, De outubro a março: Todos os dias, das 10:00 às 18:00 horas. De abril a setembro: Todos os dias, das 10:00 às 20:00 horas.
- Preço: Adultos: €14,77. Visita Guiada: €20,77.
- Transporte: Metrô: Ópera, linhas 2 e 5.
Rooftop do Circulo de Belas Artes
O melhor desfecho para o seu passeio pelo centro de Madri é subir no Círculo de Bellas Artes. Este importante centro cultural possui uma das melhores vistas da cidade, com destaque para o Edifício Metrópolis em primeiro plano, considerando um cartão postal de Madri.
Recomendamos que a visita seja realizada no fim de tarde para pegar o pôr do sol e o momento que as luzes da cidade começam a se acender. O local possui um bar e um restaurante @azoteadelcirculo perfeito para quem deseja apenas petiscar, tomar drinks ou fazer uma refeição completa.
Faça reserva e veja os valores das bebidas e refeições através do site: https://www.azoteadelcirculo.com/
Informações úteis:
- Endereço: Alcalá, 42.
- Terraço (Azotea): abre diariamente. 2ª a 5ª 12h-1h. 6ª a dom 12h às 2h.
- Ingressos: 5 euros
Puerta del Sol
A Puerta del Sol é uma das praças mais famosas de Madrid e o ponto de encontro por excelência dos madrilenhos e turistas. A construção do local aconteceu em várias etapas: começou com a Casa dos Correios em meados do século XVIII, o edifício mais antigo da praça e que hoje abriga a sede da Presidência da Comunidade de Madrid.
Um século mais tarde, entre 1857 e 1862, ganhou sua forma definitiva graças aos arquitetos Lucio del Valle, Juan Rivera e José Morer, que desenharam os demais edifícios que se encontram nesse lugar. Já no século XX foram incluídos os jardins, a fonte e a zona de pedestres foi ampliada.
Na Puerta del Sol, você encontrará três lugares muito conhecidos:
- Estátua do Urso e do Medronheiro: na entrada da Calle Alcalá, encontramos a estátua do símbolo de Madrid: O Urso e o Medronheiro. Foi construída em 1967 e é um dos pontos de encontro mais populares da cidade.
- O Relógio da Casa de Correios: é conhecido em toda Espanha por ser o lugar de onde se emitem as badaladas de fim de ano desde 1962. Na Puerta del Sol se reúnem todos os anos milhares de pessoas para comer as tradicionais uvas da sorte e celebrar o ano novo.
- Quilômetro Zero: ponto onde começam as estradas radiais espanholas. Os turistas não podem sair de Madrid sem tirar uma foto sobre ele.
A Puerta del Sol também viveu alguns acontecimentos muito importantes na história de Madrid, entre os quais se destaca a proclamação da Segunda República em 1931. Bem próximo à Puerta del Sol, um edifício do El Corte Inglés, situado na Plaza del Callao, atrai os clientes em seu último andar para o Gourmet Experience, uma grande praça de alimentação que também vende produtos de qualidade da gastronomia espanhola.
Informações úteis:
- Localização: No centro de Madrid.
- Transporte: Metrô: Sol, linhas 1, 2 e 3.
Plaza Mayor
A Plaza Mayor está situada em pleno centro de Madrid, a poucos metros da Puerta del Sol e do Palácio Real. Foi desenhada por Juan de Herrera e Juan Gómez de Mora no estilo barroco e é uma das visitas imprescindíveis de Madri. Na Plaza Mayor podemos encontrar três lugares de interesse especial:
- Estátua de Felipe III: criada em 1616 por Giambologna e Pietro Tacca, foi um presente do Duque de Florença ao rei espanhol. Até meados do século XIX estava no parque Casa de Campo.
- Casa da Padaria: é o edifício mais importante e foi o primeiro a ser construído em 1590. Inicialmente foi a padaria mais importante de Madrid. A fachada foi decorada por Carlos Franco.
- O Arco de Cuteleiros: este arco conforma a mais conhecida das nove portas de acesso da Plaza Mayor. O nome vem da rua com a qual se conecta, a calle Cuchilleros.
Um detalhe super especial é que há quase 150 anos, acontece na Plaza Mayor um mercado de Natal e a praça fica cheia de barraquinhas com produtos natalinos, objetos divertidos e fantasias de todos os tipos.
Informações úteis:
- Localização: Poucos metros a oeste da Puerta del Sol.
- Transporte: Metrô: Sol, linhas 1, 2 e 3.
Catedral de Almudena
A Catedral da Almudena é o edifício religioso mais importante de Madrid. No dia 15 de junho de 1993 foi consagrada pelo Papa João Paulo II, sendo a primeira catedral consagrada fora de Roma. Ao contrário de catedrais como Notre Dame, a subida à cúpula da Almudena não é espetacular e a vista não é tão boa. Recomendamos subir só se você quiser ver o museu, já que a entrada é combinada.
Informações úteis:
- Localização: Plaza de la Almudena. 28013, Madrid.
- Horário, Catedral: De segunda domingo: das 09:00 às 20:30 horas. Museu e cúpula: De segunda a sábado: das 10:00 às 14:30 horas.
- Preço, Entrada à catedral: Gratuita. Museu e cúpula: Adultos: €6.
- Transporte, Metrô: Ópera, linhas 2 e 5.
Templo de Debod
O Templo de Debod é um dos grandes tesouros escondidos de Madri. Está localizado a oeste da Plaza de España, ao lado do Parque del Oeste. Originário do antigo Egito e com 2.200 anos de história, foi um presente à Espanha por sua colaboração no salvamento dos templos de Núbia. Graças à ajuda internacional, o Egito conseguiu salvar, entre outros, o Templo de Abu Simbel, que teria ficado sepultado na construção da Grande Represa de Assouan.
O Templo de Debod foi inaugurado em 20 de julho de 1972 depois de dois anos de reconstrução. Foi um processo complicado, já que, além de não haver boas plantas arquitetônicas para orientar a montagem, algumas pedras foram perdidas no desmonte e transporte para as terras espanholas.
Durante as primeiras décadas em Madrid, o templo não foi tão bem cuidado como deveria e a zona chegou a ser inclusive considerada insegura. Atualmente, a prefeitura está fazendo o possível para conseguir melhorar a conservação do templo e ampliar a segurança do Parque do Quartel da Montanha. A visita ao interior do templo é grátis e vale a pena, principalmente se você nunca viajou ao Egito. O templo tem dois andares, no superior você encontrará uma maquete muito interessante, onde você verá todos os templos que havia em Núbia representados.
Informações úteis:
- Localização: Parque do Quartel da Montanha.
Horário: De terça a domingo e feriados, das 10:00 às 20:00 horas. Segunda: fechado. Fechado 1º e 6 de janeiro, 1º de maio, 24, 25 e 31 de dezembro. - Preço: Entrada gratuita.
- Transporte, Metrô: Plaza de España, linhas 3 e 10.
Teatro Real de Madri
O Teatro Real de Madri é um dos mais importantes da Europa, além de ser um dos monumentos mais emblemáticos da cidade. O imponente edifício está instalado em uma localização impecável: na Plaza de Oriente, em frente ao Palácio Real. A construção do edifício começou em 1818 e foi inaugurado em 1850. Durante 75 anos, foi um dos teatros mais importantes da Europa, até que um afundamento fez que com ele permanecesse fechado durante 41 anos.
Em 1966 voltou a abrir suas portas transformado em sala de concertos antes de se submeter a uma profunda reforma de nove anos, depois da qual abriu novamente suas portas para voltar a funcionar como ópera. A visita pelo teatro com audioguia permite percorrer diferentes ambientes para apreciar sua bela decoração palaciana, além de aproximar-se ao Palco Real para contemplar o cenário dos melhores assentos.
O teatro conta com cerca de 1800 lugares (variam em função do cenário) e uma impressionante caixa cênica com plataformas articuladas que oferece a possibilidade de combinar diversos cenários. Durante o passeio, você também visitará o terraço para desfrutar as vistas da Plaza de Oriente com o Palácio Real ao fundo, além de conhecer o antigo salão de baile transformado em restaurante. Este salão conta com um surpreendente teto que simula um céu repleto de estrelas.
O curioso detalhe desse “céu” é que ele representa a noite em que o antigo teatro foi inaugurado, já que ele contava com um cenário com teto aberto. Atualmente milhares de luzes led atuam como estrelas para simular o mapa estelar daquela noite.
Informações úteis
- Localização: Plaza de Isabel II, em frente ao Palácio Real.
- Horário: Todos os dias das 10:30 às 16:30 horas (agosto até as 18:30 horas).
- Preço: Adultos: 10€.
- Transporte, Metrô: Ópera (linhas 2, 5 e R) e Sol (linhas 1, 2 e 3).
Site www.teatroreal.es/en/tours
Museu Thyssen-Bornemisza
O Museu Thyssen-Bornemisza é um dos museus de arte mais importantes de Madrid e complementa as coleções do Museu do Prado e do Museu Reina Sofía. A coleção do Museu Thyssen-Bornemisza é composta por cerca de 1000 obras que o Estado espanhol comprou da família Thyssen-Bornemisza em julho de 1993.
O museu está em um local privilegiado, o Palácio de Villahermosa. Esse palácio foi construído no final do século XVIII e é um claro exemplo da arquitetura neoclássica madrilenha. O museu tem três andares e para visitá-lo é recomendável começar pelo segundo andar para, posteriormente descer ao primeiro e depois ao térreo. Durante esse percurso veremos a evolução histórica da pintura, com obras que abrangem os séculos XVII-XX.
Entre os artistas internacionais mais relevantes, destacamos obras de Van Eyck, Van Gogh, Caravaggio e Edvard Munch. Este museu nos agradou bastante por ter uma boa seleção de obras e ser fácil de visitar.
Informações úteis
- Localização: Paseo del Prado, 8.
- Horário, Segundas: das 12:00 às 16:00 horas. De terça a domingo: das 10:00 às 19:00 horas.
- Preço: Adultos: €13. Segunda das 12:00 às 16:00 horas: entrada gratuita.
- Metrô: Banco de España, linha 2.
Bairro de Las Letras
O Bairro de Las Letras é um bairro central da cidade de Madri onde moraram e escreveram alguns dos grandes literatos da Espanha. Hoje é uma área que combina literatura, boemia, diversão, compras e boa cozinha. O bairro é formado por pequenas ruas para pedestres ou de acesso restrito para veículos de moradores, e agradáveis praças como a de Santa Ana.
Nelas, é fácil achar casas onde viveram e escreveram figuras importantes da literatura do Século de Ouro da Espanha, como Lope de Vega, Quevedo, Góngora e Cervantes. No pavimento de diversas ruas você verá escritos pequenos textos da obra de alguns deles. Outro encanto do Bairro de Las Letras é sua ampla oferta comercial, que vai dos estabelecimentos mais tradicionais com séculos de história (como sapateiros, prateiros e violeiros) até espaços modernos e vanguardistas.
Do mesmo modo, a zona está cheia de restaurantes e mesas ao ar livre para saborear a culinária de Madri e aderir à tradição espanhola de “ir de tapas”. Por último, a localização do bairro é insuperável para conhecer a cultura de Madri, já que nele fica o CaixaForum e em suas proximidades estão situados o Museu Nacional do Prado e o Museu Thyssen-Bornemisza, assim como zonas monumentais como a Puerta del Sol e a Plaza Mayor.
Coloque no gps as principais ruas do bairro (Calle Prado, Calle de las Huertas, Calle Cervantes, Calle León, Cervantes e Lope de Vega) e seja feliz!! Não deixe de conhecer a Livraria Miguel Miranda e a Librería Desnível, essa última especializada em montanhismo e viagens.
Museu Reina Sofia
O Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía é um dos museus mais importantes de Madri e oferece ao visitante uma extensa coleção de obras de arte contemporânea espanhola. Fundado em 1992, o Reina Sofía dá sequência às épocas que o Museu do Prado não abrange, exibindo obras produzidas a partir de 1881, ano do nascimento de Pablo Picasso.
Uma curiosidade é que o Museu está situado no antigo Hospital de San Carlos, um edifício construído no final do século XVIII. O Museu apresenta em seu acervo quadros de pintores espanhóis muito importantes como Picasso, Salvador Dalí e Joan Miró. O quadro mais conhecido do museu é Guernica, de Picasso, realizado em homenagem ao trágico bombardeio aéreo de Guernica, durante a Guerra Civil Espanhola.
Visita gratuita
Existem vários horários com entradas gratuitas ao Museu Reina Sofía. Basta fazer seu agendamento no site https://entradas.museoreinasofia.es/?lang=en. Acesso gratuito: segundas, das 19:00 às 21:00; de quarta-feira a sábado, das 19:00 às 21:00 e domingos, das 12:30 às 14:30 horas.
Informações úteis
- Localização: Calle Santa Isabel, 52.
- Horário, De segunda a sábado: das 10:00 às 18:00 – 21:00 horas (dependendo da estação do ano). Domingos: das 10:00 às 19:00 horas (os horários podem variar). Fechado: às terças.
- Preço, Entrada geral: €12.
- Transporte, Metrô: Atocha, linha 1
La Latina
La Latina é um dos bairros mais tradicionais da cidade de Madri. Está situado no centro e suas ruas, de origem medieval, giram em torno das praças de La Cebada e La Paja. As ruas deste bairro refletem a Madri mais popular. O lugar é muito frequentado pelos próprios madrilenhos devido a seus numerosos bares, pubs e tabernas tradicionais cheias de charme em ruas como Cava Baja, Cava Alta ou as próprias praças de La Cebada e La Paja.
Embora costume ser agitado o tempo todo, o destaque são os anoiteceres e os fins de semana. Além disso, nos domingos as ruas em volta recebem o famoso Rastro de Madri, uma feirinha popular ao ar livre.
Outro bom momento para visitar este bairro é durante a celebração das festas da Virgen de La Paloma. Ocorrem em torno do dia 15 de agosto e são uma das celebrações mais importantes de Madri. As ruas se enchem de festa, é organizado um popular arraial e muitos madrilenhos se vestem com seus trajes típicos (chulapos e chulapas).
Também são interessantes em “La Latina” a Basílica de San Francisco el Grande e o parque de “Las Vistillas”, um lugar muito recomendado para contemplar um pôr do sol com a Catedral de Santa María Real de la Almudena ao fundo.
Museu do Prado
O Museu do Prado (Museo del Prado) é o museu mais conhecido de Madri e um dos museus de arte mais importantes do mundo. O edifício é obra de Juan de Villanueva e foi inaugurado em 1819. A coleção é baseada principalmente em pinturas dos séculos XVI a XIX. Entre seus quadros, conta com obras-primas de pintores como Velázquez, El Greco, Rubens, Hieronymus Bosch e Goya.
Os Quadros mais importantes são:
- As Meninas, de Velázquez. (Este da foto).
- O 3 de maio de 1808 em Madri: os fusilamentos na montanha de Príncipe Pío, de Goya.
- O Cavaleiro da Mão ao Peito, El Greco.
- As Três Graças, de Peter Paul Rubens.
- Saturno devorando um filho, de Goya.
Se você não tiver muito tempo ou não gostar de museus, visite apenas este!!
Informações úteis
- Localização: Paseo del Prado, s/n.
- Horário, De segunda a sábado: das 10:00 às 20:00 horas. Domingos e feriados: das 10:00 às 19:00 horas.
- Preço, Adultos: €15. Acesso gratuito de segunda a sábado, das 18:00 às 20:00 e de 17:00 às 19:00 aos domingos e feriados.
- Transporte, Metrô: Banco de Espanha, linha 2, Atocha, linha 1.
Restaurantes e Mercados em Madri
Mercado de San Miguel
Localizado na Plaza de San Miguel, junto à Plaza Mayor, o histórico Mercado de San Miguel é um agradável espaço gastronômico que conserva sua estrutura original de ferro do início do século XX, tendo sido inaugurado em 1916 e reformado em 1999.
Nos diferentes restaurantes que abrigam o mercado trabalham chefs como Jordi Roca, Rodrigo de la Calle e Roberto Ruíz. Embora o preço seja mais elevado do que em outras áreas, o Mercado de San Miguel é uma boa oportunidade para saborear as comidas típicas espanholas, inclusive de regiões como a Catalunha ou o País Basco.
Não deixe de provar as muitas tapas de diferentes tipos de queijos com geleias, as famosas azeitonas, os embutidos e o delicioso Tinto de Verano.
Informações úteis
- Localização: Praça de São Miguel, ao lado da Praça Maior.
- Transporte, Metro: Ópera (linhas 2 e 5); Sol linhas 1, 2.
Mercado de San Antón
Em pleno bairro de Chueca em Madri, o Mercado de San Antón é uma verdadeira caixa de surpresas, que vale a pena visitar!! São três pisos dedicados a venda de produtos alimentícios de altíssima qualidade.
No primeiro piso, você encontrará produtos perecíveis, como carnes, embutidos, queijos, peixes e frutas, além de alguns espaços para desfrutar de boas tapas. No segundo piso estão dispostos dez estandes de show cooking /take away.
Já no terceiro piso, você encontrará um restaurante que oferece uma cozinha que combina o melhor do mar e da terra, com pratos de marcada influência atlântica. O Mercado de San Antón representa um novo modelo de mercado sustentável. Sem dúvida, bem menos cheio que o Mercado de San Miguel e com excelentes opções de tapas! Imperdível!
Informações úteis
- Endereço: Calle de Augusto Figueroa, 2428004. Zona turística: Chueca
- Metro: Chueca (L5)
Churrerias
Os Churros estão para a Espanha como a pizza está para a Itália. Em Madri, você terá uma ótima oportunidade de provar essa famosa iguaria espanhola.
As churrerias maias famosas são:
- San Ginés é a mais famosa e tradicional de Madri. Ela fica perto da Plaza de Sol e fica aberta 24h por dia. Tem sempre fila para entrar, mas o atendimento costuma ser rápido. Endereço: Pasadizo de San Ginés 5, Madrid. Site: http://www.chocolateriasangines.com/
- Los Artesanos 1902 é um restaurante familiar com um receita que vem sendo transmitida há 5 gerações. O que se sabe é que os churros são feitos à mão e a massa é amassada até atingir a densidade perfeita. Nós estivemos por lá e achamos bem gostoso. Não havia fila! Endereço: Calle San Martín 2, Madrid. Site: http://www.losartesanos1902.com
- A Chocolateria Valor abriu em 1881 . A sua especialidade são os chocolates em suas várias opções (ao leite, meio amargo, para alérgicos, etc), sendo possível pedir churros para acompanhar. O espaço é bonito e com menos pessoas. Endereço: Calle Postigo de San Martín 7, Madrid. Site: http://www.chocolateriasvalor.es/
Mercado San Ildefonso
Pioneiro em fazer do conceito de comida de rua o sinal de identidade de um mercado em Madrid, San Ildefonso é o complemento perfeito para um dia de compras. Localizado no epicentro da moda jovem, a rua Fuencarral, este mercado gastronômico é uma pausa recomendada se você estiver nos bairros de Chueca, Malasaña e Tribunal.
Um espaço de design industrial distribuído em três andares e dezoito postos de cozinhas de todos os tipos: frutos do mar, embutidos, tapas, carnes, hambúrgueres gourmet, vinhos de selecção, crepes e cafés do mundo.
O mercado que conta também com uma interessante iniciativa solidária. Um dia por semana – normalmente às quartas-feiras – o mercado de San Ildefonso abre suas portas a organizações sem fins lucrativos que queiram realizar uma ação de arrecadação para algum projeto humanitário. Uma percentagem das vendas de cada restaurante vai para essas entidades e o mercado disponibiliza as suas instalações gratuitamente.
Em suma, San Ildefonso é mais uma excelente opção para você se alimentar em Madri sem gastar tanto!
Com que destino eu consigo combinar a visita a Madri
- Barcelona Guia Completo: Dicas imperdíveis para aproveitar ao máximo
- Paris – Dicas de viagem e roteiro de 7 dias pela Cidade Luz
- Descubra Londres: Dicas de Viagem para a Capital Britânica
- Roma Linda: Roteiro Imperdível para a cidade eterna
- Explorando Malta: Roteiros e Dicas Imperdíveis para sua Próxima Aventura