Times Square em Nova YorkTimes Square em Nova York

Nova York – guia de viagem e roteiro completo

 

Veja neste post nosso guia sobre a famosa Big Apple! Venha conosco e aproveite as nossas dicas.


Onde fica Nova York?

 

Nova York é a capital do estado americano que tem o mesmo nome e fica na costa leste dos Estados Unidos. Com localização privilegiada numa área junto aos rios Hudson e East, a cidade é a mais populosa dos Estados Unidos e a terceira mais populosa das américas, ficando atrás apenas de São Paulo e Cidade do México.


Quando eu devo ir a Nova York ?

 

O clima em Nova York é bem característico, com invernos rigorosos e verões amenos. Um detalhe a ser observado é que a cidade é bastante chuvosa. Nós já visitamos NYC em duas oportunidades, uma no inverno e outra na primavera (quase verão), e posso dizer sem sobra de dúvidas que na primavera foi infinitamente mais agradável.

 

Quando fomos no inverno, a temperatura estava na casa de -4º C, mas chegamos a pegar mínima de -12ºC com sensação térmica de -25° C( dia mais frio da nossa viagem). Esse tipo de temperatura dificulta os passeios ao ar livre e exige uma mala maior por causa das roupas de frio. Já na primavera, o clima é bastante tranquilo e propício para bater pernas pela cidade.

 

No meu entendimento, a melhor época para visitar a cidade é o final primavera, nos meses de maio, junho e setembro (já no outono). Julho e agosto também são bons meses, porém muito concorridos em razão das férias escolares.


Como chegar em Nova York?

 

Há quatro empresas aéreas que operam voos que saem direto do Brasil para lá: United, Delta, Latam e American Airlines. Todas elas partindo de São Paulo (GRU), com duração aproximada de 10 horas. Também há opção de fazer escala, voando de Copa (escala no Panamá), Avianca (escala na Colômbia) ou Latam(escala no Peru).

 

Partindo do Rio de Janeiro, podemos fazer conexão em Miami com a American, em Houston com a United e em Atlanta com a Delta. Para todos estes casos, o tempo médio de viagem sobe para algo em torno de 14 horas.

 

Skyline de Nova York
Skyline de Nova York

Visto de entrada para os Estados Unidos

 

O visto para entrada nos Estados Unidos deve ser obtido de forma antecipada. O processo pode ser dividido em 5 partes, vejamos:

O processo

  1. A primeira coisa que o viajante deve fazer é definir o tipo de Visto para a sua viagem. Para isso, as informações sobre cada tipo podem ser encontradas em https://travel.state.gov/content/travel/en/us-visas/visa-information-resources/all-visa-categories.html.
  2. Em segundo lugar, deverá completar o formulário DS-160. O DS-160 é um formulário online do governo americano e pode ser preenchido em https://ceac.state.gov/CEAC.
  3. Em terceiro lugar, o viajante deverá entrar no site https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/niv e completar as etapas de solicitação para agendamento de uma entrevista com a Seção Consular:
    • Criar uma conta de usuário
    • Inserir o número de confirmação DS-160 para cada pessoa solicitando o Visto
    • Completar o processo de retorno dos documentos pelo serviço postal
    • Pagar as taxas de solicitação do Visto de Não Imigrante (MRV)
    • Agendar uma entrevista com a Seção Consular
  4. Em quarto lugar, deverá comparecer à entrevista na Seção Consular na data agendada.
  5. Após a entrevista, basta seguir as instruções fornecidas pelo agente da Seção Consular ou acessar a página para verificar o status do visto e informações sobre a entrega.

Nota : Determinados grupos de idade ou aqueles que estão renovando seu visto podem ser elegíveis para uma modalidade de solicitação com isenção de entrevista, o que será determinada durante o processo de agendamento através do próprio site. A isenção é determinada com base nas respostas informadas pelo solicitante e dentro dos critérios de qualificação.

Informações extraídas do site https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/niv.

 

Entrevista na chegada aos Estados Unidos

 

O visto obtido no Brasil não garante entrada automática nos EUA, sendo necessário passará pelo processo de imigração e alfândega. Uma pequena entrevista, semelhante a que enfrentamos na Europa será realizada. Basta se dirigir ao agente de imigração e fornecer o passaporte.

 

Ele poderá (não quer dizer que o fará) fazer perguntas relacionadas a sua estada no país, como por exemplo a duração da viagem, local de hospedagem (reserva de hotel), quantidade de dinheiro, comprovante da passagem de retorno e seguro de saúde. Além disso, ele poderá perguntar se já esteve no país anteriormente, para quais destinos dentro dos EUA você pretende ir e etc.

 

Esteja preparado e nada de fazer brincadeiras.

Importante dizer que recentemente implementaram totens automatizados onde os portadores de passaporte com chip podem passar sem a necessidade de falar com um agente. No entanto, se a entrada não for liberada, será necessário passar pela entrevista.

 

Vacinas exigidas para entrar no país

 

Os Estados Unidos não exige comprovante de vacinação de Febre Amarela para seus visitantes, uma vez que eles são livres de doenças endêmicas.
No entanto, em razão da pandemia do corona vírus, o país solicita a apresentação de comprovante de vacinação para essa doença, sendo liberada a viagem a partir de 08/11/2021 com origem no Brasil.

A moeda corrente nos Estados Unidos é o Dólar Americano e você pode optar por levar dólares daqui do Brasil ou cartões pré-pagos carregados com dólares. O idioma corrente no país é o inglês.

 

Estátua da Liberdade
Estátua da Liberdade


Contratação de Seguros

 

A contratação de seguros de viagem para os EUA é opcional, mas altamente recomendável. Eu não saio de casa para uma viagem internacional sem o meu. Se você ainda não contratou o seu, clique aqui e veja as melhores ofertas para o dia de hoje. Compare entre as várias seguradoras existentes e compre o que melhor se encaixar no seu perfil. CLIQUE AQUI e confira.


Como se locomover em Nova York?

Se locomover em Nova York é muito simples, pois a estrutura de transporte da cidade é excelente. Ela fica atrás de poucas cidades do mundo neste quesito. Então, as melhores opções são a pé, Uber ou Lyft e metrô, sendo que você deverá levar em consideração as distancias que deseja percorrer para fazer sua escolha.

 

Como sair do aeroporto e chegar em Manhattan

O trajeto do aeroporto para Manhattan pode ser feito de diversas formas, desde metrô até carros particulares. Nós optamos por pegar um Uber/taxi em nossa primeira visita e um Super Shuttle na segunda. Não escolhemos ir de metrô porque estávamos com malas grandes. Vejam abaixo um comparativo com as corridas de carro.

Serviço (ida e volta para 2 pessoas)

Preços médios em dólar

Super Shuttle compartilhado

$37,60

Super shuttle Van Privada (até 10 pessoas)

$132,04

Uber X

$151,62

Taxi

$113,00

Considerando os valores e a qualidade do serviço, eu recomendo a Super Shuttle, pois você pode contratar antes de chegar em NYC ou ainda no próprio aeroporto. Caso seja do seu interesse, vou deixar o site deles Clique aqui . Eles também possuem aplicativos para smartphones.

 

Quanto tempo ficar em Nova York ?

 

Nova York é daquelas cidades que você deve ficar no mínimo 7 dias inteiros e ainda vai sair com a certeza de que não conseguiu ver tudo.

Uma visita de menos de 5 dias só deve ser feita a negócios ou como oportunidade em um stopover.

 

Onde se hospedar em Nova York ?

 

Nova York é uma cidade cara para se hospedar, mas mesmo assim existem opções para todos os gostos e bolsos. O X da questão vai estar na região da sua hospedagem. Quanto melhor localizado, mais caro. No entanto, é preciso se lembrar que o metro serve boa parte da cidade e essa é uma saída para quem fizer a opção por lugares mais afastados e consequentemente mais baratos. Todavia, é preciso pesar os custos com o transporte e o tempo de deslocamento.

 

Particularmente falando, nós gostamos muito da região da Times Square. Na primeira vez que estivemos em NYC ficamos no The Hotel at Times Square, situado na 46th ST entre a 6th avenida e a 5th. O hotel é bem simples e embora a indicação tenha vindo de uma pessoa que julgávamos confiável, nós não optaríamos por ele novamente. Se quiserem conferir os preços, o link para o site do hotel segue aqui.

 

Em nossa segunda visita, nós escolhemos o recém inaugurado RIU Plaza New York Times Square (mesma rede dos resortões no Caribe), e a hospedagem foi sensacional!! O hotel fica na mesma rua 46th, só que esquina com a 8th avenida. A área é cheia de restaurantes legais, além de estar perto de tudo. Para quem se interessou, o site do hotel segue aqui.

Hotéis em oferta

Caso você não tenha gostado de nenhuma das indicações que fiz acima, segue abaixo uma relação dinâmica com as melhores ofertas para hoje.

Booking.com


Chip de Dados nos Estados Unidos

Sempre que viajamos, não abrimos mão de chegar ao destino conectados e a nossa escolha tem sido pelo Easysim4U. O processo de compra é bem simplificado e com frequência tem cupom de desconto no perfil @blogaviagem no instagram. Caso seja do seu interesse, veja aqui o link para comprar o seu, fique ligado no cupom e aproveite!


Atrações em Nova York

Times Square em Nova York
Times Square em Nova York

A lista de atrações aqui é muito extensa! Animados para conhecer a Big Apple?!

A primeira dica é conhecer as regiões que devem estar no seu roteiro pela cidade.

  • Chinatown – tradicional bairro chinês. Considero um experiência única, pois a sensação é de estar em outro país. Aproveite para degustar o famoso Chá Chinês ou o Pato de Pequim.
  • Little Italy – essa região irá te transportar para a Itália com suas numerosas cantinas. Ótima pedida para uma boa massa!
  • Soho – é um bairro super descolado e cheio de lojas bacanas/grifes. É o lar dos tradicionais edifícios com escadas de emergência do lado de fora. As principais ruas para conhecer por lá são: Broadway, Spring Street, Prince Street, Wooster St, Greene St e Mercer St.
  • Times Square – é a região mais turística da cidade, localizada na interseção da Sétima Avenida com a Broadway. Na Times Square você irá encontrar a Escadaria Vermelha (Father Duffy Square) e os inúmeros anúncios luminosos, o museu de cera Madame Tussauds e os Teatros com Musicais da Broadway.
  • Tribeca – é uma região que atrai muitos visitantes durante o seu famoso festival de filmes. Uma curiosidade da região é que lá está o quartel dos Caça Fantasmas, localizado na N More Street, Metro: 1 para Chambers Street.
  • Wall Street – Essa rua é onde se concentra o Poder $$ de boa parte do mundo! No famoso distrito financeiro de NYC será possível visitar o Battery Park, a Stone Street, o Charging Bull, a New York Stock Exchange (Bolsa de Valores), o Federal Hall ( primeira Casa Branca dos EUA), Museum of American Finance, Trinity Church, Museu e Memorial do 11 de Setembro, One World Observatory e Westfield World Trade Center.
  • Hudson Yards- totalmente revitalizado é a nova sensação de NYC. Lá você irá encontrar o The Vessel, EDGE NYC (Observatório localizado no topo do edifício 30 Hudson Yards) e o Mercado Little Spain.
  • Brooklyn – O circuito turístico mais visitado nessa região está concentrado em Brooklyn Heights, Downtown Brooklyn, DUMBO e Prospect Heights Bridge. Considero imperdível caminhar pela Brooklyn Bridge e chegar até o parque com o mesmo nome. Um dos lugares mais agradáveis e bonitos de NYC com uma super vista de Manhattan. Não percam! Ah, destaco ainda a 25 Washington Street, um dos pontos turísticos mais disputados para fotos, ângulo perfeito embaixo da Manhattan Bridge.
Ponte do Brooklyn em Nova York
Ponte do Brooklyn em Nova York
  • Edifícios famosos

    Nova York é uma grande selva de pedras e alguns edifícios tornaram-se ícones da arquitetura da cidade, sendo impossível sair de lá sem conhece-los.

    • The Vessel – foi inaugurado em 2019. Essa elaborada estrutura em forma de favo de mel tem 16 andares e consiste em 154 lances de escadas, 2.500 degraus e 80 patamares para os visitantes subirem.
    • Flatiron Building – Foi um dos primeiros arranha-céus construídos na cidade, datando de 1902. O nome tem relação com sua forma, que lembra bastante um ferro de passar roupas.
    • Chrysler Building – este é um dos três mais altos edifícios de Nova York. Na época de sua inauguração ele era considerado o mais alto do mundo, mas perdeu o título um ano depois para o Empire State.
      • One World Trade Center – prédio construído após a queda das torres gêmeas. Está localizado bem ao lado do memorial do 11/09 e conta com um observatório, que possui uma vista privilegiada da ilha.
      • Westfield World Trade Center – construção super moderna e que funciona como centro comercial com estação de metrô integrada. Está localizado bem próximo do One World trade Center.
      • New York Public Library – essa biblioteca é uma das mais importantes do mundo e considero o prédio um dos mais bonitos de NYC.
      • Grand Central Terminal – essa grande estação de trem é belíssima. Já foi cenário de muitos filmes. Vale a visita!
      • Dakota Apartments – o prédio ficou famoso por ter sido residência e local do assassinato do Beatle John Lennon. O edifício é um dos endereços mais exclusivos de NYC e não basta ter dinheiro para comprar um apartamento por ali, é necessário que o seu nome seja aprovado pelos demais moradores.
      • The Plaza – este hotel funciona desde 1907 e é um dos mais tradicionais de NYC. Alguns filmes famosos foram rodados aqui, como o Esqueceram de Mim 2.
  • Top of the Rock e Empire State Building– são prédios icônicos de NYC e quem deseja ter uma super vista da cidade não pode perder essas atrações. No Top of the Rock (que fica no Rockfeller Center) podemos ver a parte norte da ilha, incluindo o Central Park. Já no Empire State Building vemos melhor a parte sul da ilha. Nos dois casos, você passará por um processo de segurança bem rigoroso, semelhante ao dos aeroportos.

Passeios

  • Estátua da Liberdade – é um clássico para quem vai a NYC. O passeio começa no Battery Park, no extremo sul de Manhattan e pode ser comprado na bilheteria que existe no local. Já na chegada, somos conduzidos a uma área com detectores de metais e depois embarcamos no barco com destino a ilha onde está a estátua. Importante ressaltar, que é possível visitar também a Ellis Island. Indico que você se programe para conhecer a Estátua no mesmo dia que for turistar pelo Financial District.
  • Passeio de helicóptero – Esse passeio é sensacional e compramos pela Viator.com. O helicóptero sai de um hangar no extremo sul de NYC e faz um percurso de 25 minutos, indo até a área do Harlem. Existem opções de passeio maiores e menores. Digo sem medo que a cidade consegue ser ainda mais bonita de cima!
Nova York vista de cima
Nova York vista de cima

 

Museus

 

Em NYC você vai encontrar os melhores museus do Mundo!! Vou deixar uma relação com aqueles que considero imperdíveis!

  • Museu de História Natural;
  • Moma – Museu de arte moderna de NYC;
  • Gugghenhein – obras de Cézanne, Gauguin, Van Gogh, Picasso, Monet e outros artistas mundialmente famosos. O prédio é um ícone da arquitetura!
  • MET – Metropolitan – é um dos 10 museus mais visitados do mundo e sua coleção permanente inclui obras de arte da Antiguidade Clássica e do Antigo Egito, pinturas e esculturas de mestres europeus e uma ampla coleção de arte moderna americana. O museu mantém ainda galerias com ênfase em arte africana, asiática, oceânica, bizantina e islâmica. O museu abriga também coleções enciclopédicas de instrumentos musicais, vestimentas e acessórios antigos, além de armamentos clássicos de todas as partes do mundo.
  • The Frick Collection;
  • 9/11 Memorial.

    Museu Guggenheim em Nova York
    Museu Guggenheim em Nova York

 

Parques e praças

 

A cidade é tomada por parques e praças, sendo o mais famoso o grandioso Central Park. Vejam nossa lista:

  • Central Park – O parque é enorme, cheio de atrações. Está localizado bem próximo do MET e do Museu de História Natural. Então, minha dica é que você se programe para conhecer pedaços do porque quando for a estes museus. Quase impossível conhecer tudo de uma vez só!
    • Central Park Zoo
    • Balto Statue
    • Central Park Carousel
    • Sheep Meadow
    • Strawberry Fields Memorial
    • The Lake
    • Bow Bridge
    • Bethesda Terrace & Fountain
    • Alice in Wonderland Statue
    • Belvedere Castle
    • Cleopatra’s Needle Obelisk
    • Wollman Rink | Pista de patinação
    • Conservatory Garden
  • Union Square – este parque fica mais para o sul da Ilha, bem pertinho do Flatiron Building e do Eataly. Vale a visita!
  • Washington Square Park – Este parque fica bem pertinho da Universidade de Nova York e está sempre lotado de gente jovem. No parque há um grande arco de mármore, que ficou famoso no Filme do Will Smith “Eu sou a Lenda”. Tente ver o filme e reconhecer o cenário quando de sua visita.
  • Bryant Park – Este é o parque que fica bem atrás da Biblioteca Pública de Nova York. Durante o inverno, é montada uma pista de patinação e no verão, várias mesinhas são colocadas ao redor. Muito agradável!
  • High Line – O High Line é um parque suspenso, criado em uma antiga linha de trem. A caminhada por ali é muito agradável. Aproveite a visita para combinar com uma ida ao Chelsea Market que fica bem pertinho de uma de suas entradas.

Igrejas

 

Diferentemente do que vemos na Europa, não existem muitas igrejas famosas nos EUA. Mas em NYC duas igrejas devem ser visitadas.

  • St. Patricks Cathedral
  • Trinity Church

 

Musicais da Broadway

 

O que não falta por lá são bons musicais, alguns estão em cartaz por mais de uma década. Nós assistimos o Fantasma da Ópera e o Rei Leão. Recomendo muito a experiência! Os ingressos podem ser comprados no balcão localizado na Times Square ou ainda pela internet clicando aqui.

 

Muita gente deixa para comprar na hora a fim de tentar pagar mais barato, mas nem sempre essa tática funciona. Digo isto porque geralmente a disponibilidade é para os piores lugares e os musicais mais concorridos estão sempre lotados.

Uma boa dica para quem deseja economizar é buscar o circuito Off-Broadway. Este circuito é composto por peças “menos famosas” ou que estão sendo testadas.

 

Casas de Show

 

Nova York possui as mais famosas casas de show do mundo. Indico que você verifique a agenda de cada uma delas para ver se não há algo que se encaixe com suas datas na cidade.

  • Madson Square Garden – Grande casa de show no centro de Manhattan. Ela também abriga a temporada de basquete (New York Knicks) e de Hockey no gelo.
  • Carnegie Hall – essa famosa casa de shows fica em midtown e hospeda grandes shows o ano todo. O site com a agenda de espetáculos segue aqui.
  • Metropolitan Opera House – Se você gosta de ópera, este é o lugar. Veja aqui o site e confira a programação.
  • Radio City Music Hall – esta casa de shows funciona no Rockfeller Center desde 1932. Para ver a agenda de shows, clique aqui.
  • Lincoln Center – o local é um conjunto de prédios e funciona como sede de 12 companhias artísticas. Há também um museu no local, vale a pena conferir! O site do local segue aqui.
Lincoln Center - Nova York
Lincoln Center – Nova York

 

Compras em Nova York

 

Muita gente aproveita a visita aos EUA para fazer compras. Confesso, que eu não sou dessas pessoas, mas de qualquer maneira, seguem as opções mais famosas.

  • Woodbury Common Premium Outlets – Este Outlets está a uma hora e pouquinho de Nova York. A passagem para chegar até lá custa US$42,00 em ônibus da empresa Grey Line.
  • Chelsea Market – Este mercado funciona em um prédio de uma antiga fábrica. As lojas são super descoladas e dá para perder uma tarde/noite por ali. Existem ótimas opções de restaurantes em seu interior.
  • Macys – é uma famosa loja de departamentos e está em vários locais na ilha.
  • Bloomingdales – segue na mesma linha da Macys.
  • Apple Store – É bem sabido que no Brasil o preço dos Iphones e outros gadgets da marca podem sair bem altos. Então, essa é a sua oportunidade para garantir um Iphone com menos peso na consciência. Existem várias lojas espalhadas por toda Manhattan, mas a mais famosa fica bem pertinho do Central Park, na quinta avenida.
  • BH Photo Video – Essa loja é a melhor da cidade no quesito foto, áudio e vídeo. Amantes de Nikon, Sony ou Canon vão se esbaldar.
  • Best Buy – Há várias unidades pela cidade e você encontrará de tudo, celulares, televisões, relógios, jogos eletrônicos e muito mais. Vale conferir!

    Uma dica legal para quem não quer ficar andando com compras nas mãos o dia todo ou que deseja adiantar as compras através de lojas online, é o uso do Amazon Locker ou da modalidade de entrega no Hotel. Vejamos:
  • Entrega no hotel – Muitas lojas entregam na recepção dos hotéis. No RIU Plaza, há um guichê especial para atender os entregadores e hóspedes que desejam fazer a retirada de suas compras. Basta você compra online, definir que autoriza a entregar no hotel e fazer retirada quando for mais conveniente. Atenção para o preenchimento dos seus dados!
  • Amazon Locker – O Amazon Locker é um sistema de armazenamento de encomendas em grandes armários localizados em pontos estratégicos da cidade. No ato da compra, você escolhe o armário e recebe uma senha para ele. A Amazon entrega sua encomenda no referido local. No momento da retirada, basta se dirigir ao local e digitar no terminal virtual do armário o seu código da compra. Muito prático!

    Marble Arch - Nova York
    Marble Arch – Nova York


    Restaurantes em Nova York

Em Nova York o que não falta são lugares excelentes para comer! Existem restaurantes de todos os tipos de comida do mundo na cidade. Nós experimentamos alguns e recomendo fortemente. Segue uma listinha do que conferir/experimentar:

  • Rosa Mexicano – excelente restaurante mexicano pertinho do Central Park.
  • Olive Garden – rede tradicional americana. Comemos em uma unidade pertinho da Times Square.
  • Bubba Gump – é um tradicional restaurante de frutos do mar inspirado no filme Forrest Gump. O prato típico por aqui é o camarão!
  • Carmines – tradicional restaurante italiano, localizado pertinho da Times Square. É necessário reservar. Os pratos são muito bem servidos!
  • Eataly – é um grande empório com todas as variações de produtos da Itália. Essa rede possui várias unidades mundo afora, inclusive uma em São Paulo. Confiram!

Confeitarias famosas e lanches rápidos

 

Da mesma forma que os restaurantes, existem opções extraordinárias pela cidade, veja nossa listinha:

  • Magnólia Bakery – o mais famoso Cupcakes da cidade. A loja possui representação em alguns pontos da ilha, clicando aqui, você verá o site deles indicando as lojas.
  • Brigadeiro Bakery – uma confeitaria especializada no famoso docinho brasileiro. Lá você também vai encontrar pão de queijo e guaraná. Vejam o link do local aqui.
  • Levain Bakery – Essa é uma dica imperdível! Simplesmente, o melhor cookie que já comi. A confeitaria fica bem perto do Central Park.
  • Fat Witch – excelente brownie, que pode ser provado enquanto você estiver no Chelsea Market. Dizem ser o preferido da Oprah Winfrey.
  • Max Brener Chocolate bar – O Max Breener é especializado em chocolate. Local fantástico para comer um fondue ou waffle de chocolate.
  • Nathans Famous Hot Dog – Nada mais nova-iorquino que um cachorro quente de rua. Essa marca está espalhada em diversos trailers pela cidade. Recomendo!
  • Shake Shack– famosa hamburgueria de NYC.


Com que destino eu consigo combinar uma visita a Nova York ?

 

Se você não vê problema em pegar avião, as principais opções são Califórnia, Flórida, Las Vegas e Canadá.

Se você não pretende se deslocar muito, indico Washington e Filadélfia.

Espero que vocês tenham aproveitado bastante este post. Abraços a todos e obrigado pela visita! Deixe aqui seu comentário e visite nossas redes sociais:

3 thoughts on “Nova York – guia de viagem e roteiro completo”

Comments are closed.

G-BX78EE97RX