Minha Linda em Embalse del Yeso perto de SantiagoMinha Linda em Embalse del Yeso perto de Santiago

Roteiro Completo: Descubra os Encantos de Santiago do Chile!

O que você encontrará neste Post

O básico sobre Santiago

 

Em novembro de 2022 estivemos em Santiago do 🇨🇱! A capital e maior cidade do Chile, fica em um vale circundado pelos Andes. Foi nossa segunda vez por lá! Sem dúvida, este é dos destinos mais procurados por brasileiros! Quem vem com a gente nessa viagem?

 

Quando ir a Santiago(clima)?

O melhor período para a sua visita vai de novembro a abril (considerado os índices pluviométricos), mas se deseja ver neve nas estações de esqui que estão próximas a Santiago, sua viagem deve ter foco em julho, agosto ou setembro! Não é garantido, mas também pode ter neve em junho e outubro.

Como chegar em Santiago

As principais empresas aéreas que levam brasileiros para o Chile são Latam, Sky Airline e JetSMART. O Voo tem duração de apenas 4:40 horas do RJ e 4:10h de SP. Para essa viagem, você precisará do RG. Todas as exigências de entrada relativas à Covid foram eliminadas em 9 de maio de 2023 o Chile.

Ah, não se esqueça de preencher a declaração jurada para viajantes. Este é um documento obrigatório, para todos os passageiros (de todas as idades), que queiram entrar no Chile. A declaração nada mais é que um formulário que deve ser preenchido eletronicamente até 48 horas antes do embarque no site djsimple.sag.gob.sl.

Seguros de viagem

Em todas as nossas viagens contratamos seguro, embora não seja exigido para o Chile, e a nossa estratégia para conseguir melhores preços é cotar com a Seguros promo, pois ela reúne todas as seguradoras em uma única plataforma, sendo mais fácil para comparar os preços.

Caso queira contratar seu seguro, CLIQUE AQUI use o cupom BLOGAVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto sobre o preço do seguro.

Quanto tempo ficar em Santiago

Considero que 4 dias seja um bom período. Se desejar fazer passeios para as montanha, será preciso adicionar dias, mas eles só valem a pena quando há neve e as estações estão funcionando (normalmente, entre meados de junho e meados de setembro).

 

Onde se hospedar em Santiago

Em relação a hospedagem, existem excelentes hotéis por lá e nós escolhemos o @pullmanelbosque , que está localizado no bairro de Las Condes. Os outros bairros indicados são Lastarria, Bellavista, Providencia, El Golf e Vitacura, sendo que os dois últimos estão um pouco mais distantes do metrô e das atrações. Veja aqui a página do hotel no Booking.

Uma dica valiosa é pagar seu hotel em dólares ou cartão de crédito internacional, pois dessa forma você será isento do IVA de 19%. Este desconto é oferecido em grandes redes de hotéis. Se pagar em pesos chilenos, as diárias ficam 19% mais caras.



  • Booking.com

Como se locomover por Santiago

A melhor forma de se locomover em Santiago é por Metro ou Easy Táxi. São relatados golpes em relação aos motoristas de táxi convencionais ( como dar voltas para tornar a corrida mais cara).

Para utilizar o metrô basta comprar o cartão Bip ($1550 pesos) e carregar com o número de viagens que deseja fazer. Não é necessário um cartão para cada usuário. Você deverá passar o cartão na catraca pelo número de usuários que estão entrando no transporte. O preço da passagem é variável, sendo a hora de pico mais cara.

Como levar dinheiro para a sua viagem

Você pode levar dólares ou reais para a sua viagem. Os reais serão melhor avaliados no verão, quando os Chilenos desejam vir as praias do Brasil. As casas de câmbio com melhor cotação estão na rua Augustinas. Aproveite para fazer a conversão para pesos quando estiver passeando pela região.

Uma dica legal é levar o cartão Wise, que costuma ter cotação mais vantajosa que as casas de câmbio e funciona super bem no Chile.

 

Principais Atrações em Santiago

Sem dúvida, uma das mais importantes atrações da cidade é o Palácio La Moneda ( Casa do Governo Chileno). Este local fantástico para quem gosta de história pode ser visitado de forma gratuita.

A visita guiada tem duração de aproximadamente 1 hora. Para ser realizada basta que você entre no site https://visitasguiadas.presidencia.cl/ e preencha a solicitação. Você irá informar seus dados, escolher a data e horário, de acordo com a disponibilidade.

O ideal é fazer isso com pelo menos 15 dias de antecedência. Aos finais de semana e feriados não se realizam visitas guiadas. Uma dica legal é aproveitar para ver a troca da guarda que acontece em frente ao palácio.

Em 2023 as trocas de guarda irão acontecer em Jan nos dias ímpares, fevereiro/março em dias pares, abril/maio serão em dias ímpares, junho/julho em dias pares, agosto serão nos impares, setembro/outubro em dias pares e novembro/dezembro serão nos ímpares.

Os horários são às 09h50 em dias de semana e às 10h50 em fins de semana e feriados com duração aproximada de 40 minutos.

Outro programa que pode ser realizado por ali é a visita ao Centro Cultural La Moneda que fica no subsolo da Plaza de La Ciudadanía e é um dos mais novos espaços culturais de Santiago.

São duas áreas enormes para exposições temporárias, além da Cinemateca Nacional, que tem exibições de filmes de arte – que consideramos “alternativos”.

Você também vai encontrar por lá cafeteria e loja de artesanato. O local abre diariamente de 10h às 18h30. Quando fomos a entrada era gratuita e algumas exposições pagas a parte.

Uma excelente pedida é aproveitar a sua localização para desbravar o centro histórico com um pequeno tour pela Calle Moneda, Passeo Bandeira (conhecida como rua colorida), Bolsa do Comércio, Calle Nueva York, Tribunais de La Justicia e Museu de Arte Precolombino.

Este último é um importante museu da cidade e vale bastante a visita. Ele fica aberto de terça a domingo, das 10h às 18h. Seu acervo é reconhecido como um dos mais completos sobre a cultura pré-colombiana no mundo. Os ingressos custam CLP 5.000 por pessoa ( +ou- R$30,00).

Plaza de Armas

Ainda na região central de Santiago está a famosa Plaza de Armas, considerada o marco zero da cidade. Aproveite para conhecer os edifícios históricos que estão ao redor como Museu Histórico Nacional, a Catedral Metropolitana, o Correo Central e a Prefeitura. Atente-se ao chão em frente ao Museu Histórico, pois lá você encontrará 3 mapas feitos de ferro que mostram a evolução da cidade. Infelizmente, por ser uma região central é preciso estar atento e eu não recomendo que ande por aqui muito tarde!

Mercado Central de Santiago

Outro ponto turístico que está perto da Plaza de Armas é o Mercado Central de Santiago. Ele foi inaugurado em 23 de agosto de 1872, declarado monumento histórico em 1984 e em 2012 recebeu o prêmio de Quinto melhor mercado do Mundo pela National Geographic. O diferencial desse Mercado Central é o teto. Uma magnífica construção de ferro fundido. Por lá, você vai encontrar apenas peixes e mariscos, além de muitos restaurantes especializados nessas iguarias. A grande maioria dos brasileiros visita o mercado em busca da Centolla. Uma espécie de caranguejo gigante que é cultivado bem no sul do Chile. Vale a pena experimentá-lo! Confesso que não quis comer nada por lá porque o cheiro forte de peixe é algo que me incomoda bastante.

Cerro Santa Lúcia

O Cerro Santa Lúcia é um dos ícones da cidade de Santiago e não pode ficar de fora do seu roteiro. Este parque está a poucos passos do centro histórico, em uma colina de 69 m de altura com muito verde! Um dos seus atrativos é a linda Fonte de Netuno. Mas sem dúvida, o que há de mais bonito por lá são as vistas obtidas em seu topo. Não deixe que a quantidade de degraus te desanime!! A entrada do Cerro pode ser feita pela Avenida Alameda (principal) e pela Rua Merced (secundária).

Eu recomendo a entrada principal por conta de sua beleza. A visita é gratuita, mas você deve se programar para não ir na segunda-feira, pois está fechado e na sexta-feira porque podem acontecer manifestações nas imediações após às 16 horas, considerando que está bem próximo da região central. Horário de funcionamento de 09h às 18h30. Infelizmente, não é indicado para pessoas com dificuldade de locomoção.

E já que estamos batendo pernas, quem é que não gosta de caminhar por lugares charmosos?!

A gente adora e um local imperdível para isso em Santiago é o bairro Paris Londres, chamado assim em razão da arquitetura que lembra bastante a Europa.

Por lá, você também vai encontrar a linda Igreja San Francisco. Se este tipo de passeio é a sua praia, você também vai gostar de caminhar pelos bairros de Lastarria, Yungay e Concha Y Toro.

Sky Costanera

O mirante SKY Costanera está localizado nos andares 61 e 62 do Shopping Costanera. O prédio possui 300 metros de altura e é o maior edifício da América Latina. De lá é possível ter uma vista de 360 graus da Capital Chilena. O mirante funciona diariamente das 10h as 21h. Os ingressos são vendidos de segunda a quinta por $12000 pesos e de sexta a domingo por 16000 pesos. Se não quiser pegar fila, compre antecipadamente pela internet.

Santiago é uma cidade que costuma ter uma forte névoa de poluição no horizonte. Então, para que sua visita ao Sky Costanera seja melhor aproveitada, é interessante ir após um dia de chuva, pois isso ajuda bastante a melhorar a visibilidade. Também recomendo que você escolha um horário próximo ao por do sol porque esse espetáculo fica ainda mais bonito visto lá de cima!

 

Museu da Memória e dos Direitos Humanos

 

O Museu da Memória e dos Direitos Humanos nasceu com a finalidade de lembrar os fatos acontecidos no Chile, entre os anos 1973 e 1990, na ditadura militar de Augusto Pinochet, época de grandes violações aos direitos humanos. Está localizado no Bairro Yungay, Calle Matucana, 501. Aberto de terça a domingo das 10h às 17h com entrada gratuita.

Centro Cultural Gabriela Mistral

O Centro Cultural Gabriela Mistral conta com espaços para teatro, dança e exposições. Sugiro aproveitar a oportunidade e seguir pela parte de trás do prédio em direção a Av. José Victorino Lastarria que tem um astral perfeito para uma caminhada. Vá observando as construções antigas, como a Iglesia de la Vera Cruz e os inúmeros murais de rua que estão pelo Bairro Lastarria.Existem várias vielas com lojinhas, feira de artesanatos, cafeterias, sorveterias e restaurantes. Se gostar de museus, ainda é possível conhecer o Museo de Artes Visuales.

Parque Metropolitano de Santiago

O Parque Metropolitano de Santiago é onde estão o Cerro San Cristóbal, o teleférico e o funicular. É um dos passeios mais divertidos de Santiago! Quem está viajando com crianças, ainda vale uma passadinha no Zoológico Municipal. Mas atenção, você deverá pedir o bilhete REDONDO que permite subir e descer de funicular, além de fazer a ida e volta no bodinho. O custo da atividade é $7390 pesos por pessoas (R$44,34). O local está aberto de segunda a domingo (inclusive feriados).

O acesso para o funicular abre às 10h e fecha às 20h, mas se quiser subir caminhando estará aberto às 8h30. Não recomendamos que visite o Cerro San Cristóbal na segunda-feira pois é o dia de manutenção do teleférico, funicular e zoológico. Subindo o Cerro San Cristóbal, você vai encontrar o Santuário da Imaculada Conceição, inaugurado em 1908. Uma imagem da Santa com 14 metros de altura, está assentada sobre um pedestal de 8,3 m tendo dentro dele uma capela onde Papa João Paulo II em 1987, na sua única visita ao Chile, rezou uma missa e abençoou a cidade de Santiago.

La Chascona

Aproveitando a proximidade com o Cerro San Cristóbal, viste uma das casas do poeta Pablo Neruda. La Chascona é a terceira casa que o famoso poeta chileno Pablo Neruda teve no Chile e a única na cidade de Santiago.

Construída em 1953 por Neruda para, na época, sua amante Matilde Urrutia, era utilizada para os encontros do casal e seus amigos do Partido Comunista. Atualmente, é um museu que conserva várias coleções, obras de pintores chilenos e estrangeiros além de mostrar cômodos e ambientes íntimos que o poeta criou e viveu. O local funciona de terça a domingo de 10h às 18h. O ingresso custa $8000 pesos por pessoa.

Parque Bicentenário

O Parque Bicentenário é uma das áreas ao ar livre mais bonitas de Santiago. Ele foi inaugurado em 2007 e tem 30 hectares. O único ponto negativo é que não está tão perto do centro turístico da cidade. Os seus atrativos incluem uma pequena lagoa com lindos flamingos e outras aves, brinquedos para as crianças, inúmeras obras de arte (estátuas de diferentes artistas chilenos) e food trucks. Por lá você também vai encontrar o Restaurante Mestizo. Super recomendo o passeio!

Patio Bellavista

 

O Patio Bellavista é um grande complexo comercial que ocupa um quarteirão inteiro no bairro Bellavista. Por conta do seu conceito aberto, ele se tornou uma referência arquitetônica de Santiago. Em seus dois andares, o local abriga quase 90 estabelecimentos entre lojas de artesanato, decoração, roupas, jóias, souvenirs, livrarias, cafés, restuarantes e bares. O Patio Bellavista geralmente fica cheio nas noites de sexta, sábado, domingo e feriados. O local, que fica na Avenida Constitución, abre diariamente às 10:00 e fecha entre às duas e as quatro da manhã dependendo do dia da semana.

 

Museu Nacional de Belas Artes

O Museu Nacional de Belas Artes está localizado em um prédio de imponente arquitetura plantado em frente ao belo Parque Forestal no Centro de Santiago. O MNBA conserva um patrimônio artístico composto por mais de 3000 peças, adquiridas por meio de compras, doações e premiações dos salões oficiais. Além de uma ampla seção de pinturas e esculturas chilenas, abrangendo a produção artística do país desde o período colonial, o museu conserva núcleos de arte universal, destacando-se as coleções de pinturas italianas, espanholas e flamengas, gabinete de gravuras, coleções de desenhos e fotografias e um conjunto de esculturas africanas. Possui biblioteca especializada em artes visuais, com aproximadamente 100 000 volumes, realiza exposições temporárias e itinerantes, mantém programa educativo, com ateliês, cursos e visitas guiadas, e elabora material didático e informativo. O museu fecha para manutenção todas as segundas-feiras, como também nos feriados nacionais chilenos. Em dias de funcionamento as atividades são iniciadas às 10:00 horas até às 18:45. As visitas são gratuitas!

Restaurantes em Santiago

 

Quer uma experiência gastronômica especial em Santiago?! Então, não perca o restaurante Mestizo, localizado no Parque Bicentenário. As opções do cardápio são uma fusão da gastronomia chilena com espanhola. Recomendo fazer reserva para o fim de tarde e aproveitar o belo pôr do sol. Os preços são um pouco elevados.

Outro restaurante que vale a pena conhecer em Santiago é o Baco. Este Bistro especializado em vinhos e pratos franceses está localizado na Calle Nirvana de Lyon, 113, Providência.

O La Cabrera é uma excelente opção para carnes e mantém o mesmo padrão de qualidade de Buenos Aires. Para completar a satisfação, fique atento ao insta @lacabrerachile pois sempre são divulgadas promoções.

 

Se quiser um restaurante asiático em Santiago, recomendo o Piso Uno. Ele está localizado na Rua Sta. Magdalena, 116, Providencia.

 

 

Uma super pedida para quem gosta de 🍫 é comer um fondue na Brussels Heart of Chocolate. Existem lojas em diversos pontos da Capital Chilena.

 

Passeios sugeridos em Santiago

Já ouviu falar em Embase el Yeso? Essa é uma represa localizada na Cordilheira dos Andes, na região de Cajón del Maipo, a cerca de 100 quilômetros de Santiago. As montanhas ao redor do reservatório, com neve só no topo ou inteiramente cobertas de branco, compõem um lindo cenário com o tom esverdeado da água. O passeio é contemplativo e acontece de outubro a maio, considerando que no inverno existe forte risco de deslizamento e acidentes. Além da represa, em Cajón existem outras opções de passeio como trekking, rafting e termas. O mais comum é combinar a represa com as Termas da Colina, localizadas a 3.500 metros de altitude. O local reune seis piscinas termais com temperaturas que giram entre 25 ºC e 55ºC. A infraestrutura é bem simples. Nós fizemos o passeio através do site Get Your Guide e pagamos R$347,00 reais por pessoa para irmos em um grupo reduzido. Existem opções mais baratas, basta verificar no site aquela que melhor atende as suas necessidades. (Não é publi post)

Para quem deseja ver neve, o que acontece da última semana de junho até meados de setembro, a sugestão é escolher uma das estações de esqui que estão a 90 minutos de Santiago, como Valle Nevado, Farellones, El Colorado e La Parva. As mais recomendadas são Valle Nevado e Farellones. No Valle Nevado será possível andar de teleférico em cabine fechada e fazer aula de esqui e snowboard. Para quem quer fazer um passeio mais contemplativo, a alternativa é aproveitar o restaurante que está no meio das pistas, a 3.200 metros. Já em Farellones, que é um parque de neve, as atividades são tubing (tobogã na neve com bóia), esquibunda e tirolesa. Há também um teleférico, mas de cabine aberta que liga a Base ao Cumbre do parque. Por lá também é possível fazer aulas em pistas próprias para principiantes. Evite passeios que combinem as duas estações, pois o tempo será curto demais para aproveitar as duas coisas.

Um passeio bastante procurado por brasileiros é o tour guiado em vinícola. Existem muitas opções nas imediações de Santiago, mas nós escolhemos a Concha Y Toro pela facilidade de acesso. Compramos o tour guiado em português diretamente no site deles por $2000,00 (R$120,00) com direito a degustar 3 taças de vinho. Para chegar ao local pegamos o metrô até a Estação Puente Alto (última parada) e de lá pedimos um táxi pelo aplicativo (Cabify/Uber) por R$21,00. Não vimos a menor necessidade de comprar este tour em agência, o que provavelmente custaria mais caro. Outras boas opções são as vinícolas Undurraga e Cousiño Macul.

 

Para quem deseja trazer vinhos do Chile é importante saber que a cota é de 12 litros por passageiro adulto em bagagem despachada. Sendo a cota total de US$1000 em compras no exterior isento de impostos.

 

Mapa de Santiago

 

One thought on “Roteiro Completo: Descubra os Encantos de Santiago do Chile!”

Comments are closed.

G-BX78EE97RX