Minha Linda no Caminito em Buenos AiresMinha Linda no Caminito em Buenos Aires

Buenos Aires – dicas de viagem e roteiro completo

O que você encontrará neste Post

O básico sobre Buenos Aires

Hoje, vamos falar de Buenos Aires, a Capital da nossa vizinha Argentina. Ela é uma das 20 maiores cidades do mundo e está entre as melhores em qualidade de vida na América Latina. A capital argentina é muitas vezes referida como a Paris da América do Sul.

Sem dúvida, um dos destinos internacionais mais fáceis e baratos para o brasileiro conhecer! Quem vem com a gente?

Quando ir a Buenos Aires(clima)?

Pensando no índice pluviométrico, os melhores meses vão de maio a setembro. Neste período as temperaturas vão variar, de acordo com a média histórica, entre 19 graus (máxima) e 8 graus (mínima).

Como chegar em Buenos Aires

São apenas 3h de vôo do RJ! Você pode voar para lá pela Gol, Latam ou Aerolineas Argentinas. Pesquise com antecedência pois os preços são sempre convidativos e se for possível, escolha chegar e sair pelo Aeroparque Jorge Newbery, pois você vai gastar infinitamente menos com a corrida de táxi ou aplicativo! Anota essa dica porque a economia é considerável!

No Puerto Madero em Buenos Aires
No Puerto Madero em Buenos Aires

Requisitos para entrar em Buenos Aires

Atualmente, não existe qualquer requisito para entrar na Argentina relacionado a Covid-19.
O turista brasileiro nem precisa de passaporte, basta apresentar o RG, em bom estado de conservação e que permita a identificação (se for um documento com foto bem antiga, que a aparência não corresponda a sua condição atual, é melhor tirar outro RG ou viajar com passaporte). Mas um ponto importante, é estar munido do seu comprovante de hospedagem e passagem de retorno, pois poderá ser solicitado.

Seguros de viagem

Em todas as nossas viagens contratamos seguro, embora não seja exigido para a Argentina, e a nossa estratégia para conseguir melhores preços é cotar com a Seguros promo, pois ela reúne todas as seguradoras em uma única plataforma, sendo mais fácil para comparar os preços.

Caso queira contratar seu seguro, CLIQUE AQUI use o cupom BLOGAVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto sobre o preço do seguro.

Quanto tempo ficar em Buenos Aires

Considero que 4 dias são suficientes, mas você pode aproveitar a oportunidade para esticar a viagem até o Uruguai. O acesso a Colônia de Sacramento e Montevideo é bem fácil através de uma viagem de barco no famoso Buquebus.

No Jardim Japonês em Buenos Aires
No Jardim Japonês em Buenos Aires

Onde se hospedar em Buenos Aires

 

Uma super dica de hospedagem em BA é o Hotel AQ Tailored Suítes @aqtailoredsuites localizado no bairro da Recoleta. Mas a nossa principal indicação para o viajante é que ele realize a reserva do hotel pelo Booking com a opção de pagamento na acomodação, pois neste caso as diárias poderão ser pagas em pesos argentinos e ele vai se beneficiar do câmbio Blue. No nosso caso, essa estratégia reduziu o valor da hospedagem para quase a metade! É ou não é super vantajoso?!

Veja aqui a página do hotel no Booking.

Outras opções de bairro para se hospedar são Palermo, Palermo Soho, Palermo Hollywod, San Telmo e Porto Madero.



  • Booking.com

Como se locomover por Buenos Aires

Você pode caminhar, usar o metrô ou táxis/aplicativos. Mas atenção, para utilizar o metrô será preciso adquirir o cartão do Subet nos quiosques da rede 25 horas. Se possível, já compre no aeroporto, pois são relatados muitos casos de falta na cidade. Já para utilizar os táxis/motoristas particulares, baixe o aplicativo Didi, pois com ele vc consegue chamar o táxi ou carro particular, de acordo com a sua preferência, além de ficar previamente ciente do valor da corrida. Outra possibilidade, é baixar o aplicativo Cabify que também funciona muito bem por lá. O Uber é considerado clandestino. Dito isso, a grande dica é fazer a opção de pagar em dinheiro, pois dessa forma você será beneficiado pelo câmbio blue. Inclusive, muitos motoristas perguntavam antes de aceitar a corrida se iríamos pagar em dinheiro. Tenha sempre em mãos notas menores, pois o maior problema relatado pelos turistas em BA é receber dinheiro falso como troco em táxi.

 

 

Como fazer sua viagem para Buenos Aires custar a metade do preço?

Utilizando o Câmbio Blue! Se nunca ouviu falar, preste atenção. A Argentina possui dois Câmbios relacionados as moedas estrangeiras fortes (Dólares e Euros). Um é o Câmbio Oficial, feito de acordo com o valor pago pelo governo e o outro é o chamado BLUE, em que o valor é pago pelo mercado de acordo com a lei da oferta e da procura. Sabemos que em razão da situação econômica do país, a população guarda as suas reservas em moeda forte e não em bancos. Exatamente por isso, a procura por estas moedas é muito grande e o governo não consegue suprir a demanda. Como resultado desta busca surgiu o câmbio Blue, que em regra paga o dobro do valor oficial.

 

Este Câmbio não é ilegal e pode ser feito na rua com particulares (o que eu não recomendo em hipótese alguma, pois você corre grande risco de receber nota falsa) e em algumas Casas de Câmbio, basta trazer os dólares do Brasil. Nós realizamos o Câmbio Blue em duas Casas de Câmbio, uma chamada Girarg Money Transfer, próxima ao nosso hotel (Rua Montevideo, n 1091) e a outra na Calle Moreno, 955 – Contato Zap Leonardo +54 911 26350160 (essa última Casa de Câmbio TB funciona como Wester Union).

E já que falamos em Wester Union, essa é uma outra opção para realizar o câmbio Blue. Você precisa fazer a remessa de Reais para uma conta em seu nome na West Union da Argentina e depois sacar em pesos lá. Neste caso, é necessário que a transação seja realizada com no mínimo 3 dias de antecedência em relação a sua viagem. Em hipótese alguma use cartão de crédito, pois o câmbio oficial será utilizado no momento de pagar a fatura e a economia vai por água abaixo. Outro lembrete importante, as notas de dólares devem ser novas.

Principais Atrações em Buenos Aires

Rosedal de Palemo

Um lugar super agradável em BA é o Rosedal de Palermo. Esse jardim de rosas localizado no Parque Três de Fevereiro foi criado em 1914 e passou por revitalizações em 1994 e 2008. O seu estilo é parisiense, tendo sido declarado patrimônio cultural da cidade. A entrada é gratuita e o funcionamento é de terça a domingo das 08h às 20h (no inverno funciona até as 18h).

Floralis Generica

A Floralis generica é uma escultura metálica feita em 2002, situada na Plaza de las Naciones Unidas, entre a Avenida Figueroa Alcorta e Austria, no bairro Recoleta, sendo um presente à cidade de Buenos Aires pelo arquiteto argentino Eduardo Catalano. A escultura está no centro do parque, cercada por trilhas que oferecerem diferentes perspectivas do monumento.

A grande flor feita em aço inoxidável com esqueleto de alumínio pesa dezoito toneladas e atinge 23 metros de altura, sendo uma de suas características o sistema elétrico que abre automaticamente e fecha as pétalas, dependendo da hora do dia. Durante a noite a flor fecha e emana de seu interior um brilho vermelho. Este mesmo mecanismo que abre a flor faz com que esta se feche na presença de ventos fortes. O horário de abertura acontece todas as manhãs às 8h e termina ao pôr do sol por volta de 18h, mas pode variar conforme a estação. O parque fica aberto até meia noite e sua entrada é gratuita.

Planetário Galileo Galilei

O Planetário Galileo Galilei está localizado no cruzamento da Avenida General Sarmiento e Belisario Roldán, dentro do Parque Tres de Febrero, no bairro de Palermo. Existem duas formas de conhecer o Planetário de Buenos Aires, que podem ser combinadas na mesma visita. A mais tradicional é assistir um espetáculo astronômico no domo, agora com definição 8K. Sempre há vários temas em cartaz para adultos e crianças de todas as idades. Os ingressos podem ser adquiridos mediante pagamento na bilheteria ou previamente no site do planetário.

Planetário Galileo Galilei
Planetário Galileo Galilei

A outra opção é visitar o museu futurista, em uma experiência totalmente interativa, cada grupo é recebido por um simpático robô. As possibilidades incluem uma aventura em simulador espacial pelos mistérios do Big Bang, poltronas e óculos 4D que propõem uma viagem até Marte, jogos em realidade aumentada, além de várias telas touch que ensinam sobre o universo, as galáxias, os planetas e as estrelas. Neste caso, as visitas acontecem na Sexta-feira, às 12h e às 16h, Sábados e domingos às 11h e 15h30 e os ingressos devem ser solicitados pelo site na quarta-feira anterior a visita de forma gratuita. A página oficial é HTTPS://planetario.buenosaires.gob.ar

Recoleta

Um dos bairros imperdíveis para passear por BA é a Recoleta. Ela é considerada uma área rica e convidativa, conhecida por suas residências em estilo parisiense, exuberantes palácios e boutiques elegantes. Uma das principais atrações é o Cemitério da Recoleta, onde ícones nacionais como Eva Perón descansam em túmulos extravagantes. O Museu Nacional de Belas-artes também é outro ponto de interesse e exibe obras-primas argentinas, enquanto o Centro Cultural Recoleta oferece espetáculos temporários de vanguarda. A verde Plaza Francia abriga um mercado de artesanato nos fins de semana.

 

Centro Cultural Recoleta

Inaugurado em 1980, o Centro Cultural Recoleta é uma das inúmeras atrações do bairro, tão rico em beleza quanto em história. É um ponto de encontro para os amantes da cultura e das artes em geral.
O local oferece espetáculos de música, dança e teatro, mostras de artes visuais, ciclos de cinema, além de cursos e oficinas em diversas áreas artísticas.
Seu horário de funcionamento é de terça a sexta, das 13:30 às 22:00 horas, e de sábado e domingo, das 11:30 às 22:00. A entrada é gratuita.

 

Basílica Nuestra Señora del Pilar

Inaugurada em 12 de outubro de 1732, a Basílica Nuestra Señora del Pilar é o segundo templo mais antigo da cidade de Buenos Aires e o que melhor preserva o estilo colonial barroco original. O visitante também tem a oportunidade de visitar um pequeno museu, onde antes ficavam os claustros dos frades recoletos.

Jardim Japonês

Um dos nossos pontos turísticos preferidos em BA é o Jardim Japonês (em espanhol Jardín Japonés). Ele foi construído no Parque Três de Fevereiro, situado no bairro de Palermo, no ano de 1967, na ocasião da visita à Argentina do então príncipe-herdeiro do Japão, o ex-imperador Akihito. Embora seja um espaço público, a entrada ao jardim é paga (460 pesos) e tudo que é arrecadado é destinado à manutenção do Complexo.

Além de árvores e plantas, o jardim contém um prédio no qual funcionam um centro de atividades culturais, um restaurante, um viveiro (onde é possível comprar bonsais) e uma tenda de artigos variados. Todos os elementos do Jardim Japonês buscam a harmonia e o equilíbrio.

 

Galerías Pacífico

Galerías Pacífico é um shopping center em Buenos Aires, localizado no cruzamento da Rua Florida e da Avenida Córdoba. O edifício Beaux-Arts foi projetado em 1889 para acomodar uma loja chamada o Argentine Bon Marché, inspirada no Le Bon Marché em Paris.

Mas em 1896, parte do edifício foi transformado na primeira casa do Museu Nacional de Belas Artes. Em 1945 uma grande cúpula central foi construída e em 1946 decorada com 12 afrescos dos artistas Lino Enea Spilimbergo, Antonio Berni, Juan Carlos Castagnino, Manuel Colmeiro e Demetrio Urruchúa. Em 1989 foi declarado monumento histórico nacional. Após ter sido abandonado, o edifício foi renovado por Juan Carlos López e reaberto em 1991 como Galerías Pacífico. Atualmente, o shopping abriga muitas lojas de luxo, como Ralph Lauren, Christian Lacroix, Christian Dior, Lacoste, Tommy Hilfiger, Hugo Boss, entre outros.

Já para quem gosta de shopping de luxo uma boa dica é o Pátio Bullrich.

 

El Ateneo Grand Splendid

El Ateneo Grand Splendid é uma das mais conhecidas livrarias de Buenos Aires. Em 2008, o The Guardian a classificou como a segunda livraria mais bonita do mundo. Situada no nº 1860 da Avenida Santa Fé, o edifício foi projetado e aberto como um teatro chamado Gran Splendid, em maio de 1919. O estilo é eclético e apresenta afrescos no teto. No final da década de 1920, o teatro foi convertido em um cinema e em 1929 mostrou os primeiros filmes sonoros apresentados na Argentina. O local foi arrendado pelo Grupo Ilhsa em fevereiro de 2000 e transformado nessa belíssima livraria!

Café Tortoni

O Café Tortoni está localizado no número 825 da Avenida de Maio e é um ícone da cidade de BA. Em estilo francês, foi inaugurado em 1858 e se tornou patrimônio cultura. Além dos famosos cafés com churros de doce de leite, acontecem no local shows de tango.

Teatro Colón

O Teatro Colón é a principal casa de ópera de Buenos Aires, na Argentina. Acusticamente, é considerado um dos cinco melhores teatros do mundo. O teatro original, foi inaugurado em 1857 e o atual foi inaugurado em 25 de março de 1908 com a ópera Aida, de Giuseppe Verdi, após 20 anos de obras. A visita guiada ao seu interior acontece diariamente, a cada 15 minutos, de 11 às 16h45. Custo de 3800 pesos por pessoa (73 reais). É uma das atividades mais caras para o turista, mas pela sua importância vale o investimento!

 

Museu Nacional de Belas Artes

O Museu Nacional de Belas Artes é um dos mais importantes da América Latina e o que tem a maior coleção de arte argentina do país. Foi inaugurado em 1896, e sua atual sede data do ano de 1933. Dentro do patrimônio de arte internacional do museu se destacam obras de El Greco, Goya, Rodin, Rembrandt, Rubens, Renoir, Degas, Cézanne, Chagall e Picasso. Entre os pintores argentinos mais importantes, estão Cándido López, Lino Enea Spilimbergo, Prilidiano Pueyrredón, Fernando Fader, Benito Quinquela Martín, Xul Solar, Antonio Berni, Carlos Alonso e Antonio Seguí. O museu conta também com uma sala de fotografia, uma de arte andina pré-colombiana, dois terraços de esculturas e uma biblioteca com 150.000 exemplares. Ele funciona de terça a sexta, das 11 às 20h. Sábados e Domingos, das 10 às 20h. Fica fechado na segunda-feira.
A entrada é gratuita! Está localizado na Av. Libertador 1473, Bairro da Recoleta

Malba

O Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires – Malba, tem como objetivo difundir a arte da América Latina a partir do século XX. Ele foi inaugurado em 2001 e desde então se tornou um centro ativo para a promoção artística e cultural. O Malba é um museu privado criado pelo empresário Eduardo Costantini, a partir de sua grande coleção de obras de arte. O museu tem uma concepção moderna e em seus salões são realizadas grandes exposições, eventos e atividades. A coleção permanente possui obras de artistas como Tarsila do Amaral, Diego Rivera, Frida Kahlo, Xul Solar, David Alfaro Siqueiros, Candido Portinari, Emilio Pettoruti, Antonio Berni e Joaquín Torres García.

O quadro Abaporu é uma das mais emblemáticas obras da história da arte no Brasil e se encontra no Malba.
Foi pintado com tinta a óleo pela artista paulistana Tarsila do Amaral no ano de 1928 e ofertado como um presente de aniversário ao seu marido, na época, o poeta Oswald de Andrade.

A tela pertence ao modernismo brasileiro e inaugura uma nova fase desse movimento: a fase antropofágica.
Em 1995, a tela foi vendida para o colecionador argentino Eduardo Costantini em um leilão pelo valor de 1,43 milhão. Essa tela foi batizada de Abaporu em uma junção dos vocábulos tupis aba (homem), pora (gente) e ú (comer). Sendo assim, seu significado é “homem que come gente” ou “homem antropófago”.

Nesse trabalho, é retratada uma figura humana sentada numa posição pensativa em uma paisagem árida e ensolarada. Entretanto, o que se sobressai na obra é justamente a ênfase dada ao tamanho dos membros, em detrimento do tamanho da cabeça.

Vemos um braço, uma perna, uma mão e, principalmente, um pé em dimensões exageradas. Esse recurso recebeu o nome de gigantismo e foi utilizado por Tarsila em outras telas.

Dessa forma, podemos perceber a importância que a artista dá à força dos pés e mãos que viabilizam o trabalho braçal do povo brasileiro.

A cabeça menor pode indicar uma suposta falta de pensamento crítico e “apaziguamento” da população. Por conta desses elementos, tal pintura é vista como uma crítica social.

Informações do Malba
Endereço: Avenida Figueroa Alcorta 3415, Bairro de Palermo.
Horários: de quinta a segunda-feira e feriados de 12 a 20 hs. Quarta-feira até 21h. Fechado às terças-feiras.

 

Puerto Madero

Puerto Madero é um bairro sofisticado e elegante da cidade de Buenos Aires, que está no antigo cais, o qual foi totalmente revitalizado. Hoje, funcionam escritórios de grandes empresas, bares e restaurantes famosos, uma universidade, hotéis de luxo, museus e um cassino flutuante. O bairro presta homenagem às mulheres, com seus nomes em ruas e também na icônica Ponte das mulheres. Por lá você vai encontrar o Navio e Museo “Fragata Sarmiento”, Parque das Mulheres Argentinas, Costanera Sur, Fontes das Nereidas, Reserva Ecológica e Museu Fortabat.

Recomendo que a sua visita ao Porto Madero seja realizada no fim de tarde, pois assim você pode aproveitar o agito dos bares e os ótimos restaurantes da região.

 

Caminito

O Caminito é um dos passeios mais emblemáticos da Cidade. No bairro de La Boca, os “conventillos” (cortiços) típicos com paredes de zinco pintadas de várias cores, contam a história de uma época em que muitas famílias fugiram da região por conta da epidemia de tifo, mudando-se para a parte alta da cidade, deixando suas mansões quase abandonadas, alugadas para os imigrantes que desembarcavam no porto.
O caminho se estende de leste a oeste, formando uma curva de aproximadamente 150 metros, atravessando as ruas Araoz de Lamadrid (ao norte), Garibaldi (ao oeste), Magallanes (ao sul) e Del Valle Iberlucea (ao leste). Em 1959 o local foi convertido oficialmente numa “rua museu”.

Na “Feria de Artistas Plásticos de Caminito” você encontra artistas contemporâneos com uma destacada trajetória que expõem e vendem suas obras inspiradas no colorido entorno e no sentimento “tangueiro”. Funciona diariamente das 11h às 18h (inverno) e das 11h às 20h (verão).

 

Museu da Paixão Boquense

Aproveite seu passeio ao Caminito para conhecer o estádio do Baca Juniors. Dá para ir caminhando de um lugar ao outro, mas esteja atento. No momento as visitas guiadas são apenas ao Museu da Paixão Boquense. Ele está instalado dentro do estádio e oferece aos visitantes a oportunidade de fazer um passeio através dos mais de 100 anos de história do time, mostrando um ambiente de paixão e sonho e oferecendo a possibilidade de conhecer os jogadores e sua história.

Horários de Funcionamento
Segunda a Domingo: de 10 às 18 h.
Importante: Nos dias de jogo pode haver mudança na programação e horários de atendimento do museu.
Telefone para informações: (54 11) 4362-1100
Preço do ingresso
Museu: $ 1100 pesos argentinos (R$21,00).
Museu + Visita express: Não disponível
Museu + Estadio Tour: Não disponível
Desconto para argentinos, crianças de 5 a 10 anos e aposentados. Menores de 5 anos gratis.
Você pode comprar ingressos para o museu de forma online em: entradas.museoboquense.com

 

Mercado de San Telmo

A poucos minutos do Obelisco, o Mercado de San Telmo é uma visita obrigatória para o turista. Lá você vai encontrar antiguidades (desde brinquedos até frigideiras), temperos únicos, cafés e muitos restaurantes com comidas típicas.

Por incrível que pareça, o mercado conserva a mesma estrutura de 1897 com sua fachada típica italiana e interior amplo, sendo um ponto de encontro obrigatório dos moradores do bairro. Em 2000 foi declarado Monumento Histórico Nacional pela Secretaria de Cultura do Governo da Cidade de Buenos Aires. Está aberto todos os dias, mas fica mais cheio aos sábados e domingos.

 

Feria de Antiguidades de San Telmo

Aproveite o passeio por San Telmo para conhecer a Feria de Antiguidades do bairro que funciona aos domingos desde 1970. Ela está oficialmente na Plaza Dorrego, mas nas ruas circundantes oferece souvenirs, pinturas, retratos, pulseiras, mates, artesanato, livros, etc. Também na rua Defensa há muitos antiquários e lojas de roupa.
É recomendado visitar entre 10 e 14 horas.

Palermo Soho

Nossa última parada da viagem em BA foi no bairro de Palermo Soho. PS é cheio de lindas pinturas e também possui uma ótima feirinha de artesanato na Praça Serrano aos sábados e domingos. Outra atração deliciosa por lá são os inúmeros cafés charmosos que o bairro possui. Gostou das nossas dicas?! Espero que sejam úteis.

Restaurantes em Buenos Aires

Para nós, nenhuma viagem é completa sem uma imersão na gastronomia local. Então, aproveite o câmbio Blue para conhecer uma das melhores parrillas de Buenos Aires no restaurante @lacabrera_bsas . Faça reserva e fique atento ao Instagram deles pois são divulgadas promoções com desconto para determinados horários.

No Porto Madero existem inúmeras opções e nós fomos ao Cabaña Las Lilas (Carnes Nobres), Hard Rock (Comida Internacional) e La Parolaccia (Comida Italiana). Destaque especial para este último restaurante que já estivemos em 2007/2008 e retornamos este ano. Continua com a mesma qualidade!

Para quem está com viagem marcada para Buenos Aires não deixe de conhecer as famosas empanadas El Sanjuanino. Sem dúvida, uma excelente opção de lanche. Pagamos 300 pesos (6 reais) em cada empanada, que podem ser fritas ou assadas!

O que você não pode deixar de trazer de Buenos Aires

Vamos falar de coisa gostosa?! Quando o destino é a Argentina, não tem como não pensar imediatamente em alfajor! Seja para comer durante a viagem ou para encher a mala e trazer de presente de viagem.
Mas o que é esse tal de alfajor?! Ele é um doce de origem árabe, que após ser trazido pelos colonizadores espanhóis para a América do Sul, ganhou a versão que conhecemos hoje na Argentina com dois biscoitos que esfarelam, recheados com doce de leite e cobertos com chocolate ou polvilhados com açúcar ou coco ralado.
Dito isto, quais são as marcas consideradas mais gostosas por lá?!
1- Cachafaz
2- Capitan Del Espacio
3-Jorgito (bem barato)
4-Abuela Goye Patagônia
5-Madero
Pensando em opção barata, o Milka é outra marca de excelente qualidade que você pode achar nos supermercados. Gostou da dica?! E aí, já está pensando em lotar a mala de alfajor?!

Outros posts do blog

 

One thought on “Descubra Buenos Aires: Roteiro Imperdível e Dicas de Viagem!”

Comments are closed.

G-BX78EE97RX