Dunas do deserto de Merzouga no MarrocosDunas do deserto de Merzouga no Marrocos

Explorando o Marrocos: Roteiro e Dicas para sua Viagem

Marrocos – dicas de viagem e roteiro completo

 

Junho de 2022 chegou e com ele nossas sonhadas férias pelo Marrocos! Como vocês já devem ter visto pelos instagram, começamos a nossa viagem por Casablanca! Foram mais de 2000 km rodados pelo país com nosso guia/motorista privado @mohamedsirocotours da agência @siroco.tours.marrocos Esperamos que gostem do relato!

 

O que você encontrará neste Post

O básico sobre o Marrocos

 

Marrocos, oficialmente o Reino do Marrocos é um país soberano, localizado na região do Magrebe, no norte da África. Geograficamente, o Marrocos é caracterizado por um interior montanhoso, grandes extensões de deserto e um litoral ao longo do oceano Atlântico e do mar Mediterrâneo.

O Marrocos tem uma população de mais de 33,8 milhões de pessoas e uma área de 446 550 km2. Sua capital é Rabat e a maior cidade é Casablanca. Com um poder regional historicamente proeminente, o Marrocos tem uma história de independência não compartilhada por seus vizinhos. Desde a fundação do primeiro Estado marroquino por Idris I em 788, o país foi governado por uma série de dinastias independentes, atingindo o seu zênite sob as dinastias almorávida e almóada, abrangendo partes da Península Ibérica e noroeste da África. As dinastias Marínida e Saadiana continuaram a luta contra a dominação estrangeira e o Marrocos continuou a ser o único país do Norte da África a evitar a ocupação pelo Império Otomano. A dinastia Alauita, reinante atualmente, tomou o poder em 1666. Em 1912, o Marrocos foi dividido em protetorados franceses e espanhóis, com uma zona internacional em Tânger, tendo recuperado a sua independência em 1956.

O Marrocos é uma monarquia constitucional com um parlamento eleito. O Rei do Marracos tem vastos poderes executivos e legislativos, especialmente sobre os militares, a política externa e os assuntos religiosos. O poder executivo é exercido pelo governo, enquanto o poder legislativo é investido tanto no governo como nas duas câmaras do parlamento, a Assembleia de Representantes e a Assembleia de Conselheiros. O Rei pode emitir decretos chamados dahirs que têm força de lei. Ele também pode dissolver o parlamento depois de consultar o primeiro-ministro e o presidente do Tribunal Constitucional.

A cultura marroquina é uma mistura de árabes, berberes, africano subsaariano e influências europeias. A religião predominante é o islã e as línguas oficiais são o árabe e tamazigue. O Marrocos é membro da Liga Árabe, da União para o Mediterrâneo e da União Africana. O país tem a quinta maior economia do continente africano.

 

Idioma

 

O Marroquino é um povo muito acolhedor, que está sempre disposto a conversar. Por lá as línguas dominantes são o árabe, berbere e o francês. O inglês nem sempre é falado, mas há sempre boa vontade em tentar se comunicar. Em Chefchouen, o espanhol também é amplamente falado, pois no passado muitos espanhóis habitaram aquela região. Na atualidade, uma grande ferramenta para o viajante é o Google Tradutor, que inclusive pode ser usado de forma off-line para traduzir textos, imagens e até diálogos.

 

Quando ir ao Marrocos(clima)?

 

Pensando nas temperaturas e índices pluviométricos, considero que Maio e Outubro sejam bons meses. Também é possível viajar em junho e setembro, porém o calor já é bastante acentuado. Julho e Agosto devem ser realmente evitados!

No deserto o melhor período é maio e outubro. Durante estes meses as temperaturas são mais “amenas”. Nos meses de dezembro e janeiro as temperaturas caem abaixo de zero durante a noite. As tempestades de areia são mais frequentes entre janeiro e maio. Os meses de verão que vão do final de junho até o início de setembro podem ser insuportavelmente quentes com máximas acima de 50 graus, especialmente em julho e agosto. Fique atento!!

Mesquita Hassan II no Marrocos
Mesquita Hassan II no Marrocos

Como chegar no Marrocos

 

No momento, não existem voos diretos do Brasil para o Marrocos. Você deverá voar para a Europa e de lá ir para o Marrocos. A forma mais fácil é por Madrid ou Lisboa. Da Espanha ou de Gibraltar basta atravessar um braço de mar, de ferry.

 

Seguros de viagem

 

Ninguém quer ter custos extras em uma viagem , não é mesmo?! Então, recomendo fortemente que você faça um seguro, pois eles cobrem não apenas as emergências médicas, mas também atrasos ou cancelamentos por conta de empresas aéreas, mortes acidentais, interrupções na sua viagem, incidentes naturais e etc.

Caso seja do seu interesse, considere cotar o seu seguro na Seguros Promo, pois ali você pesquisará várias seguradoras ao mesmo tempo e poderá escolher a que melhor lhe atende. Clique AQUI, aproveite o Cupom BLOGAVIAGEM5 e garanta 5% de desconto no seu seguro.

 

Quanto tempo ficar no Marrocos

 

Nós visitamos várias cidades no Marrocos, então vamos falar de cada uma para vocês terem uma ideia de forma detalhada.

Em Casablanca indico pelo menos um dia inteiro. Acredito que só pela belíssima Mesquita já valeria a visita!

Em Rabat, um dia inteiro é suficiente para conhecer as principais atrações, então basta dormir uma noite por lá.

Em Chefchouen um dia inteiro também será suficiente. Alguns viajantes acabam optando por fazer day trip a partir de Fez, mas acho bastante cansativo. O Legal de dormir por lá é a possibilidade de caminhar com as ruas mais vazias pela manhã e também assistir o lindo por do sol da Mesquita Espanhola. Super recomendo! Importante saber que de Casablanca até lá levamos 5 horas de viagem, são 341 km.

Em Fez ficamos por 3 dias inteiros, sendo que 1 dia foi dedicado ao bate-volta para Volubilis e Meknes. Se você não tiver tantos dias em seu roteiro, reserve pelo menos 2 dias para Fez.

Tenha em mente que fazendo o tour guiado seu tempo é otimizado e provavelmente 1 dia poderá ser suficiente para conhecer as principais atrações de Fez. Todavia, se estiver por conta própria deverá considerar o tempo que você certamente vai ficar perdido. Nós adoramos o passeio que fizemos com o nosso guia Adile da @siroco.tours.marrocos e super recomendamos!

De Fez fomos para a cidade de Merzouga no Deserto do Saara! Foram 8h de viagem para percorrermos 470 km!! Recomendo 2 dias no deserto, exatamento em razão da viagem super cansativa.

De Merzouga para Ait Ben Haddou percorrermos 400 km em 5h30 de viagem. Acredito que passar uma noite por lá seja suficiente. Dessa forma você terá a tarde do dia da chegada e a manhã do outro dia para bater muita perna pela fortaleza e tomar o famoso chá de hortelã em um dos bonitos terraços.

De Ait Ben Haddou até Marraquexe percorrermos 180 km em mais ou menos 3h30 de viagem. Ficamos em Marraquexe por 4 dias e realizamos um bate e volta para cidade de Essaouira. Também passamos um dia no deserto de pedra de Agafay.

 

Onde se hospedar no Marrocos

 

Em Casablanca ficamos no Adagio Casablanca e gostamos bastante, pois o hotel era bem novo. Segue o Link do Hotel no booking.

Para quem deseja pernoitar em Chefchouen, uma dica bem legal de hospedagem é o Hotel Boutique @la_petite_chefchaouen. São apenas 5 quartos com um atendimento super intimista. Atenção, a cidade não possui grandes redes de hotéis e a maior parte das opções que encontramos pelo booking são muito simples. Fique ligado para não deixar sua reserva para a última hora! Veja aqui a página do hotel no booking.

Em Fez ficamos hospedados no medina no @riad.anata e recomendamos sem a menor dúvida essa experiência!! Clique aqui e veja o hotel no booking.

Para o deserto, escolhemos o glamping @thewhitecamelacacia!! A Experiência foi fantástica!

Caso você não queira essa experiência, é possível ficar hospedado na cidade e apenas fazer os passeios de 4×4, quadriciclo ou dromedário. Neste caso, recomendamos a hospedagem no @desert.villa.merzouga . A página deles no booking segue aqui.

Em Ait Ben Haddou ficamos no @riad_caravane. Excelente custo-benefício! A cidade possui poucas opções. Fique atento se deseja conhecer! Clique AQUI e conheça o hotel.

Em Marraquexe nossa escolha foi o Riad @bemarrakech. Eles possuem 03 prédios (riads) integrados com diferentes decorações. Dois deles possuem suítes e o terceiro é um Riad Privado, totalmente equipado, para famílias de até 06 pessoas. Nós ficamos no Riad Privado porque ganhamos um upgrade e tivemos todo a estrutura apenas para nós! Além disso, o @bemarrakech possui uma cozinha que prepara ótimas refeições como Café da Manhã, Almoço e Jantar. Super recomendo a experiência! Vale a pena reservar com antecedência porque esgota rápido! Clique aqui e garanta a sua reserva.



  • Booking.com

 

Como se locomover pelo Marrocos

 

Nós fizemos a opção de viajarmos com um motorista privativo para não termos qualquer tipo de preocupação, já que faríamos uma grande viagem pelo país. Além disso, nos grandes centros é difícil encontrar vagas para estacionar e existem relatos frequentes de corrupção envolvendo policias nas estradas marroquinas. Então, nossa escolha se mostrou super acertada e só temos elogios para o @mohamedsirocotours da agência @siroco.tours.marrocos.

 

Principais Atrações no Marrocos

 

Casablanca

Localizada na costa atlântica do Marrocos, Casablanca é a maior cidade do país e o porto mais movimentado, com uma população de mais de 3,5 milhões de habitantes. Para muitos, o nome Casablanca evoca o romance do filme de 1945, estrelado por Ingrid Bergman e Humphrey Bogart, mas a realidade da cidade é um pouco diferente. Embora seus bairros mais antigos ostentem seu quinhão com uma pitoresca arquitetura colonial francesa e tradicional marroquina, a identidade atual de Casablanca é moderna.

Em Casablanca visitamos as seguintes atrações:

1-Mesquita Hassan II

É a maior Mesquita do Marrocos e a única aberta para não muçulmanos!

Para visitar a Mesquita Hassan II pagamos 130 dhs por pessoa. Importante ressaltar que a visita guiada ocorre de sábado a quinta nas horas cheias, de 09h as 12h, depois às 15h e às 16h. Nas sextas feiras não acontecem visitas nos horários de 11h e 12h. Lembro a todos que é fundamental estar vestido de forma adequada, mas não há necessidade de manga comprida ou Hijab (lenço para cobrir a cabeça)

2-La Corniche (Calçadão)

A Corniche de Casablanca é um calçadão de pedestres que nos permite desfrutar de um belo passeio à beira mar. A paisagem daqui é soberba a qualquer hora, mas nós recomendamos um passeio no pôr-do-sol. Assim aproveite também e veja a mesquita Hassan II de dia e à noite, quando estará toda iluminada. Neste calçadão podemos encontrar muito restaurantes, bares, jardins e zonas para recreação infantil.

3-Quartier Habous (Souk -lojas com produtos típicos)

O bairro Habbous é repleto de ruazinhas estreitas com suas casas atrativas, arcadas caiadas em branco, fontes decorativas e inúmeras lojas de souvenirs – um dos lugares mais pitorescos da cidade.

Pare para um doce na lendária Pâtisserie Bennis , de propriedade familiar, e depois faça compras nos souqs turísticos , onde você pode comprar de tudo, desde chinelos a tapetes, especiarias a azeitonas.

4-Praça Mohammed V

Localizada na parte nova da cidade, esta ampla praça é considerada a mais importante da cidade. Na Praça Mohammed V está a prefeitura de Casablanca, assim como outros prédios administrativos, eles tem uma arquitetura francesa com um toque marroquino. Seu nome é uma homenagem a Mohammed V, sultão que defendeu a libertação do Marrocos em relação ao Protetorado Francês.

5-Parque da Liga Árabe

É um enorme jardim urbano, um espaço de lazer muito bonito com jardins, palmeiras, canais de água e fontes.

Parque da Liga Árabe
Parque da Liga Árabe

6-Igreja do Sagrado Coração

A Catedral do Sagrado Coração é uma antiga igreja católica romana construída em 1930. Embora seja uma atração popular, a mesma deixou de funcionar como um centro religioso na década de 1950, quando Marrocos conseguiu sua independência de França. Hoje em dia o edifício serve principalmente como um complexo cultural que abriga exposições e feiras.

7-Morocco Mall

Marrocos Mall é o maior shopping da África com 590.000m² de área construída em Casablanca, Marrocos.

8-Ricks Café (Restaurante do Filme Casablanca) e Café Maure são dois restaurantes imperdíveis em Casablanca

 

Rabat

Rabat é a segunda maior cidade no país. Ela não está no radar turístico, mas é a cidade de maior importância administrativa e política do país. E há muitos motivos para incluí-lo em sua lista. Rabat foi fundada em 1150. Ela é uma das quatro cidades imperiais do Marrocos, as outras três cidades são Menkés, Marraquech e Fez.

Ela foi classificada Património Mundial da UNESCO em julho de 2012 e está localizada na costa atlântica, a noroeste do país. É uma capital moderna e histórica, resultado de um “fértil intercâmbio entre a tradição árabo-muçulmana e o modernismo ocidental”.

As principais atrações de Rabat são:

1- Chellah

Chellah ou Chella é um sítio arqueológico onde se encontram ruínas da cidade de romana de Sala Colónia e uma necrópole medieval merínida, situado nos subúrbios de Rabat, perto da margem sul do rio Bu Regregue. É o assentamento humano mais antigo que se conhece na área de Rabat e Salé.

2-Mohammed VI Museum of Modern and Contemporary Art

É um edifício moderno, com muita luz natural nas zonas comuns e espaçosas salas de exposição remodeláveis. Quando o visitei tinham exposições de fotografia, instalações artísticas e pinturas, de vários estilos.

Este é o primeiro museu de Marrocos dedicado inteiramente à arte moderna e contemporânea e o primeiro museu nacional construído desde 1958.

3- Medina

Em Rabat um dos pontos turísticos imperdíveis é a sua Medina. Mas você sabe o que é uma Medina? As Medinas são um aglomerado urbano organizado dentro de muralhas, ou seja, protegida dentro de uma fortificação que se abre através de enormes portões. Normalmente, elas são a parte antiga das cidades árabes, já que há sempre uma cidade nova fora desta fortificação. O emaranhado de ruas, ruelas e becos, faz das medinas um autêntico labirinto. Em seu interior vamos encontrar absolutamente tudo para comprar e pechinchar é uma prática obrigatória!

4-Torre Hassan

O sultão almóada Yaqub al-Mansur (século XII) planejou construir a maior mesquita do mundo depois da de Samarra, no Iraque. As obras foram abandonadas após sua morte em 1199. A torre deveria medir mais de 60 metros, mas só chegou a 44. Atualmente, a aparência da mesquita é a de uma floresta de grossas colunas em que se destaca a grande torre.

5-Mausoléu de Mohammed V

O mausoléu de Mohammed V, o primeiro rei do Marrocos independente, também foi construído na esplanada da mesquita, na qual também está enterrado seu filho e sucessor Hasan II, pai do atual rei.

6- Kasbah dos Udaias e Jardim Andaluz

A Kasbah dos Oudaias é uma fortaleza medieval localizada em Rabat.

Constituiu-se primitivamente numa pequena fortificação muçulmana, erguida a partir de 1150 pelo Califa Almóada Abde Almumine como defesa contra as tribos Berberes.

Após o domínio Almóada a fortificação entrou em decadência, até à chegada de populações mouriscas da Andaluzia. Neste período, os muros da Kasbah foram restaurados e reforçados.

Dentro das muralhas, descubra o Mellah (o bairro judeu), os souks cobertos e o mercado das especiarias (onde você vai encontrar diversos temperos e aromas). Nas ruas da medina não deixe de saborear os deliciosos doces, como o maravilhoso nougat de amêndoas.

7-Rabat Beach

8-Palacio Real- Dar-al-Makhzen

O Dâr-al-Makhzen ou Dar al Makhzen é um palácio real situado em Rabat, a capital do país. É a residência oficial dos monarcas marroquinos, mas tem funções sobretudo político-administrativas, pois o rei geralmente não reside lá de fato.

Rabat no Marrocos
Rabat no Marrocos

Os Palácios Reais no Marrocos não estão abertos a visitação de seu interior, mas as aéreas externas podem ser acessadas sem custo. Todavia, há a necessidade de um registro na portaria, com a apresentação dos passaportes.

9- Porch Door Alruah

A Porta dos Ventos, ou Porch Door Alruah, é um dos atrativos históricos mais importantes de Rabat, localizado na região sul da cidade, pertinho do Palácio Real. Trata-se de um imenso portal construído em uma muralha amóada erguida no século XII com 28 metros de largura e 12 metros de altura.

Chefchouen

Localizada no noroeste do Marrocos, nas montanhas do Rif, Chefchouen atrai cada vez mais visitantes de todo mundo. O nome Chefchaouen vem do berbere e significa “Olhe os Chifres”. Também conhecida por Xexuão, Barraxe e Barraxá, possui pouco mais de 40 mil habitantes. Sua pitoresca medina tem o azul como cor predominante e vai fazer você ter a sensação que está caminhando por pequenas vielas no meio do céu! A tradição de pintar as casas na cor azul veio dos judeus. O motivo da escolha dessa tonalidade é incerto e existem duas teorias: a primeira é que tinham como objetivo reproduzir a visão do paraíso como um lembrete de que Deus e o céu estão acima de tudo; já a segunda teoria seria de que o azul remete à cor dos objetos sagrados no Velho Testamento. Há quem diga ainda que este tom também é capaz de espantar mosquitos!

Quais atrações devo conhecer em Chefchaouen?! Chefchaouen é a atração!! Por lá não existem inúmeros pontos turísticos para serem marcados, pois o interessante mesmo é se perder pelas ruelas da Medina. No entanto, uma visita ao Kasbah e a Plaza Uta El-Hammam fazem parte do roteiro, além do imperdível pôr do sol na Mesquita Espanhola.

Fez

Fundada no século IX, Fez atingiu o seu apogeu nos séculos XIII e XIV, sob o controle dos Merínidas, quando substituiu Marraquexe como capital do reino. Atualmente, a capital política do Marrocos é Rabat, mas Fez permanece sendo sua capital cultural e espiritual.

Ela é considerada uma das cidades medievais mais antigas do mundo e está divida em 3 partes principais e distintas: Fes el Bali (Fez Velha), Fes El Jdid ( Fez Nova) e Ville Nouvelle (cidade nova construída pelos franceses no período colonial). A Medina de Fez (que está em Fes El Bali) foi declarada Património Mundial da UNESCO em 1981 e conta com mais de 10 mil ruas e vielas, o que faz dela uma das maiores do mundo. Por lá você vai encontrar vendedores de perfumes, tapeçaria, cerâmica, alimentos, couros e etc. Sem dúvida, um verdadeiro caldeirão cultural!

Principais atrações de Fez

1-Medina de Fez El Bali (Caminhar pelas ruas Talaa Kebira e Talaa Sghira)

A medina de Fez (Fes el Bali) é a maior e mais antiga do Norte da África e remonta ao século 9! Devido ao seu significado histórico e importância cultural, também é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Descubra as raízes de Fez vagando pelos milhares de becos e desfrute da maior área urbana sem carros do mundo!

2-Place Boujloud e Bab Boujoud (portão azul)

Place Boujloud é o único jardim público na movimentada medina. Dê uma pausa nas negociações e aprecie as belas fontes de água, pássaros, plantas, flores e passarelas ladeadas por palmeiras.

A Porta Bab Bou Jeloud é uma bela porta monumental, composta por três arcos de ferradura simétricos e com uma rica decoração composta por azulejos de tons azulados. Ela foi construída em 1913 para ser o acesso principal à Medina Fez-el Bali, também é conhecida como Bab Boujoud ou “A Porta Azul”.

Atravessando a porta você chegará à medina, onde o caminho se bifurca à esquerda para entrar em Talaa Kebira (Grande Ladeira) e à direita para entrar em Talaa Seghira (Pequena Ladeira), duas das principais artérias comerciais da cidade.

3- Fonte Nejjarine e Foundouk

O Marrocos fez parte de várias rotas comerciais importantes, sendo um ponto de partida e chegada para as principais trocas de mercadorias de toda a África Ocidental e Norte de África. O foundouk é a versão marroquina do caravansarai do Oriente Médio. Eles consistiam numa estalagem onde os viajantes/comerciantes podiam descansar e recuperar das suas longas viagens. Há na medina de Fez uma boa quantidade destes foudouks, alguns em ruínas, outros já recuperados, e outros na sua essência a serem utilizados como lojas para artesãos locais.

4-Mausoleu Molay Idriss

Moulay Idriss, padroeiro da cidade de Fez, é o santo mais venerado de todo o país. O seu mausoléu está localizado na Place de Marche Verte. Ele começou a ser construído em 1717 e foi finalizado em 1824, momento em que se tornou o lugar mais sagrado da medina.

Com o passar dos séculos, o edifício foi modificado e quase completamente substituído. No século XVIII, Moulay Ismail fez com que ele adotasse o estilo alauita.

O edifício do Mausoléu de Moulay Idriss faz parte do conjunto arquitetônico composto pela casa de Quitun (suposta residência de Moulay Idriss), a Mesquita al Asraf, a fonte e a casa do wudu (lugar para realizar as abluções). O conjunto, conhecido como al-haram (o proibido), constituía um lugar onde os muçulmanos poderiam encontrar refúgio e asilo.

O santuário está aberto 24 horas por dia, sempre disponível para que as centenas de muçulmanos que viajam de todo o país possam obter sua benção.

Assim como na maioria dos lugares da cidade, os não muçulmanos têm a entrada ao Mausoléu de Moulay Idriss proibida, mas vale a pena ir até a porta para vê-lo do exterior e conseguir uma pequena panorâmica do imponente edifício.

De qualquer um dos pontos mais altos da cidade, sempre sobressai a cúpula piramidal verde do Mausoléu de Moulay Idriss.

5- Madrasa Al Attarine

Esta madrassa pode ser pequena, mas sua beleza é muito maior do que seu tamanho. Há um maravilhoso pátio no centro, rodeado por ladrilhos com padrões geométricos que decoram as paredes e o chão. Maravilhe-se com as portas entalhadas em madeira, que realmente fazem você se sentir transportado de volta ao Marrocos medieval. Não se esqueça de olhar pelo belo minarete na parte de cima!

Horário de funcionamento: das 8h às 18h (verifique sempre se há feriados e eventos religiosos, pois isso pode alterar os horários)

Taxa de entrada: 20 Dhs ($ 2 USD)

Fez no Marrocos
Fez no Marrocos

6- Universidade AlKaraouine

A Mesquita Kairaouine é conhecida por ser a universidade mais antiga do mundo e também é a segunda maior mesquita de Marrocos. É um dos edifícios religiosos mais importantes de Fez e, como tal, apenas os muçulmanos são permitidos no interior. Embora os turistas não possam acessar o interior, você pode dar uma olhada por vários portões de entrada. Veja o impressionante pátio de mármore, fontes, arcos, azulejos e esculturas.

7- Praça Seraffine

Essa pequena praça situada no coração da Medina, entre o souk dos tintureiros e dos coureiros, conserva um dos ofícios mais antigos de Fez, o dos artesãos caldeireiros.

Embora a praça seja conhecida principalmente pelos artesãos que trabalham nela, também é possível encontrar alguns prestigiosos monumentos, como a Biblioteca Karaouine e a Madraça Seffarine.

8- Zaouia Sid Ahmed Tijani

Zaouia sid Ahmed Tijani é o templo onde se encontram os restos mortais de Ahmed Tijani, fundador de uma das ordens do islã. O templo possui uma arquitetura maravilhosa e atrai fieis de países como Senegal e Nigéria, onde a vertente do islamismo fundada por ele se propagou.

9- Curtume Chouara

Quem se lembra do Curtume Chouara na novela O Clone?!

Não deixe de conferir os curtumes mundialmente famosos de Fez! Descubra centenas de poços de terra cheios de corantes de várias cores, que são usados para colorir peles de animais. Os curtumes são uma parte única da cultura de Fez . Porém, esteja avisado que o cheiro é bastante forte, pois um dos ingredientes utilizados para curtir o couro são as fezes de pombo.

10- Bab Rcif

11- Madraça Bou Inania

A Madraça Bou Inania, inaugurada em 1350, é uma das escolas corânicas de estudos superiores que também funcionava como residência.

No interior do pátio da Madraça Bou Inania chamam a atenção as paredes talhadas à mão com grande precisão sobre o estuque e a madeira. A parte baixa das paredes está coberta por pequenos azulejos que formam uma infinidade de desenhos geométricos.

Ao contrário de outras madraças, a fonte de abluções do pátio ainda está em funcionamento e é usada por centenas de fiéis que continuam indo ao local para orar.

Do exterior, uma das características que mais se destacam é sua torre que, igual ao resto do telhado, é coberta por brilhantes azulejos verdes que refletem a luz do sol durante o dia.

A Madraça Bou Inania foi renovada no século XVIII e posteriormente no século XX, por isso atualmente é uma das mais bem conservadas da medina, deixando nítida a riqueza da antiga cidade de Fez.

Algumas partes de Bou Inania não podem ser visitadas, já que ainda continuam exercendo suas funções como mesquita, mas, apesar disso, é uma das melhores que podem ser vistas na cidade, junto com a Madraça Attarine.

12- Biblioteca de Fez

12-Palacio Real

O Palácio Real de Fez, construído no século XIV, é um dos maiores e mais antigos do Marrocos.

Devido ao seu grande tamanho, o recinto foi edificado fora da antiga Medina, por isso, após sua construção, surgiu uma nova Medina, Fez el-Jdid para abastecer as necessidades do palácio.

Nas proximidades está o Bairro Judeu (Mellah) que, após seus tempos de glória, está em mal estado de conservação.

Assim como na maioria das mesquitas e palácios do Marrocos, é impossível visitar o Palácio Real de Fez e nem sequer contemplar seu exterior. Os visitantes deverão se conformar com a vista das impressionantes portas que levam ao palácio: são sete portas de diferentes tamanhos que representam os sete dias da semana e os sete níveis da monarquia.

As enormes portas de bronze possuem milhares de pequenos azulejos de cerâmica, onde predominam as cores azul de Fez e verde do Islã, que compõem variadas formas geométricas.

13- Bairro Judeu

As casas do bairro judeu oferecem um aspecto completamente diferentes das de estilo muçulmano.

Outro ponto de interesse é o antigo mercado de cereal, capaz de fazê-lo voltar no tempo. Está situado atrás da porta de Bab Sammarine.

14- Jardin Jnan Sbil

Fundado no século XVIII, o Jardin Jnan Sbil, tem oito hectares e cerca de mil espécies de plantas. Jnan Sbil é uma espécie de Jardim Botânico e é normal encontrarmos várias pessoas passeando por seus corredores bucólicos e silenciosos, longe da agitação do trânsito nos arredores.

15- Vista Panorâmica da Cidade.

16- Jantar no Riad Fes. Experiência imperdível!

Deserto de Merzouga

Merzouga é uma pequena aldeia Berbére no deserto do Saara, localizada a cerca de 35 km de Rissani, 40 km de Erfoud, e a cerca de 20 km de distância da fronteira com a Argélia.

Para acessar os acampamentos no deserto é preciso pegar um 🚗4×4 na cidade de Merzouga.

No acampamento é possível realizar passeios de 4×4, quadriciclo ou dromedário. São servidos jantares típicos com música.

Aït-Ben-Haddou

Aït-Ben-Haddou é uma cidade fortificada, na região de Souss-Massa-Drâa, na antiga rota de caravanas entre o Saara e Marraquexe. Situa-se numa colina do sopé do Alto Atlas. A cidade é constituída por um grupo de várias pequenas fortalezas, ou casbás (kasbahs), chegando a ter dez metros de altura cada uma. A maioria dos habitantes da cidade vive agora numa aldeia mais moderna, no outro lado do rio; no entanto, oito famílias ainda vivem por lá.

Ali foram filmados vários filmes famosos, incluindo Lawrence da Arábia, A Múmia, Gladiador, Alexandre e Príncipe da Pérsia, entre muitos outros.

O alcácer foi fundado em 757, e começou como a casa de uma família apenas, no entanto o povoado cresceu até ao seu tamanho atual.

O sítio foi declarado Património Mundial da UNESCO em 1987.

Marraquexe

Marraquexe é conhecida como Cidade Vermelha e ocupa o posto de quarta maior cidade do país. Sua Medina foi classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1985. Por lá você vai encontrar os mais variados produtos, que vão desde os tapetes tradicionais berberes até eletrônicos. O artesanato ocupa uma parte significativa das lojas e encanta os turistas! Sem dúvida, é uma parada obrigatória em seu roteiro.

Vamos ao nosso resumo de atrações em Marraquexe que vai poupar absurdamente o seu tempo com pesquisas?!

As principais atrações por lá são:

1- Portão Bab Agnaou

Bab Agnaou é uma das 19 portas de Marraquexe. Foi construída durante o reinado do califa almóada. É a entrada da zona da Kasbah real, na parte sul da medina.

2- Praça Jemaa El- Fnna

A Praça de Jamaa el Fna é a praça central de Marrakech e o lugar mais importante da medina. É nela que se desenrola a vida pública de Marrakech, tanto de dia como à noite.

De dia, você encontrará muitas coisas que irão chamar sua atenção: desde os domadores de macacos que subirão em seus ombros até os encantadores de serpentes, passando pelos dentistas que expõem suas últimas peças extraídas.

Você também encontrará diversas barracas de venda de suco de laranja, especiarias, hortelã e caracóis.

No cair da tarde, a praça muda completamente, praça fica cheia de barracas de comida onde você pode jantar, ver músicos improvisados e espetáculos de diferentes estilos.

A praça está rodeada de lojas de souvernirs, bares e restaurantes. Recomendamos que você entre em algum dos bares que têm terraço para tomara algo e ver a vida da praça de cima.

3- Mesquita Koutoubia

A Mesquita Koutoubia é a mesquita mais importante de Marrakech e foi uma das maiores do mundo islâmico quando terminou de ser construída, no ano de 1158.

Mesquita de Koutubia em Marrakech
Mesquita de Koutubia em Marrakech

A Koutoubia foi iniciada pelo califa almóada Abd al Mu-min e se destaca pelo seu alto minarete (que lembra a Giralda da Catedral de Sevilha) .

Seu nome significa “mesquita dos livreiros” e deve-se às diversas barracas de livros que a rodeavam em seus primeiros tempos.

A altura do minarete da Mesquista Koutoubia é de 69 metros, o que faz da Koutoubia o teto de Marrakech.

Assim como no resto das mesquitas da cidade, a entrada é proibida aos que não são muçulmanos e você terá que se conformar em vê-la de fora. A qualquer hora do dia, você verá muita gente perto da mesquita, seja na rua ou nos seus jardins.

4-Parque Lalla Hasna

O Parque Lalla Hasna está bem próximo da Mesquita Koutubia e é uma área verde para descanso no imenso agito de Marraquexe

5- Esemble Artisal ( compras de artesanato/produtos típicos)

É um lugar calmo para fugir dos vendedores de rua e à confusão dos souks. Aqui, neste mini centro comercial de artesanato, conseguimos apreciar as coisas sem tanto assédio dos vendedores.

 

Mercado em Marrakech
Mercado em Marrakech

6- Madraça Ben Youssef

Encomendada pelo sultão Abdallah al-Ghalib, sua construção terminou em 1565. Tem 130 quartos que permitiram hospedar até 900 estudantes.

Madrassa Ben Youssef em Marrakech
Madrassa Ben Youssef em Marrakech

Ela é a maior e mais importante madraça de todo Marrocos.

Se você não nunca esteve em países muçulmanos, é possível que você não saiba o que é uma madraça. Uma madraça é um colégio ou escola muçulmana de ensino superior especializada em estudos religiosos.

A Madraça Ben Youssef foi construída para prestar serviço aos estudantes da mesquita de mesmo nome, que está bastante perto.

O maior destaque da visita é o pátio interior, assim como o aspecto austero que tinham os quartos.

7- Jardim de Majorelle, Museu Berbere e Museu YSL

Os Jardins de Majorelle foram criados em 1924 por Jacques Majorelle, pintor francês que se estabeleceu em Marrakech em 1919.

No início, os jardins serviram ao pintor como fonte de inspiração, mas em 1947 suas portas abriram ao público geral.

Desde 1980, os Jardins de Majorelle são propriedade de Yves Saint Laurent.

Se você gosta de arte islâmica, nos jardins você poderá visitar um pequeno museu.

Os Jardins Majorelle são bastante grandes e com uma enorme diversidade de plantas. As plantas estão divididas em cactos, palmeiras, bambu, plantas de jardim e plantas aquáticas.

8- Palácio Bahia

O Palácio da Bahia é uma das obras arquitetônicas mais importantes de Marrakech. Foi construído no final do século XIX com o objetivo de ser o palácio mais impressionante de todos os tempos.

A construção do palácio demorou mais de uma década e foi realizada pelo grande vizir do sultão Abdelaziz Si Moussa. No final do século XIX, ficou nas mãos de Abu Bou Ahmed, um escravo negro que chegou a ser vizir. Esse ajudou a levar o palácio ao seu ápice.

Nos 8 hectares de extensão do palácio, há 150 quartos que se unem em diversos pátios e jardins. A parte mais interessante do Palácio da Bahia é o harém das 4 esposas e 24 concubinas de Abu Bou Ahmed.

Como curiosidade, o nome do palácio significa “o belo” ou “a bela”. Há diversas teorias sobre se o nome se deve ao palácio em si ou se foi uma homenagem à mulher preferida do vizir. Nesse caso, seria “O Palácio da Bela”.

Importante dizer que todos seus quartos estão vazios, pois quando o vizir morreu, muita gente, incluindo suas esposas e o próprio sultão, decidiram saquear completamente cada um dos ambientes. Por sorte, a impressionante decoração do teto ainda permanece.

Embora muita gente opine que ele não é muito espetacular, a verdade é que, dos edifícios de Marrakech que podem ser visitados, o Palácio da Bahia é um dos melhores.

Pagamos dh10 (R$4,90) do ingresso.

9-Palmeiral para andar de 🐫, caso não tenha feito em nenhum outro lugar

O Palmeiral de Marrakech tem mais de 100.000 palmeiras e foi plantado durante a dinastia almorávida em um terreno de mais de 13.000 hectares.

O palmeiral é uma fonte de riqueza para a cidade. Além das tâmaras e da madeira obtida com as próprias palmeiras, elas criam um bom ecossistema para as árvores de fruta e as plantações que convivem ali.

Você pode fazer um passeio de camelo por 25 (R$133,10) por pessoa, caso não tenha feito no deserto.

Também é possível tomar um chá em um dos hotéis de luxo que existem no palmeiral.

10- Jardim Secreto

O Jardim Secreto é uma estrutura que foi erguida durante o período da dinastia Saadiana, há mais de 400 anos, tendo sua restauração ocorrido em 2013. Atualmente, abriga dois jardins, um “exótico“ com plantas de todo mundo e outro islâmico. Sem dúvida, um oásis de paz e tranquilidade na agitada Medina de Marraquexe. Vale a visita! Se tiver tempo, aproveite para tomar um café ou chá por lá!

Le Jardin Secret em Marrakech
Le Jardin Secret em Marrakech

11-Túmulos Saadinos

As Tumbas Saadianas são um dos lugares mais visitados de Marrakech. Foram abertas ao público em 1917, ano em que foram descobertas.

Essas tumbas datam do final do século XVI e estão localizadas em um jardim fechado, ao qual se tem acesso através de um pequeno corredor.

No próprio jardim podemos ver mais de 100 tumbas decoradas com mosaicos. Nelas estão enterrados os corpos dos serviçais e guerreiros da dinastia saadiana.

O edifício mais importante das Tumbas Saadianas é o mausoléu principal. Nele está enterrado o sultão Ahmad al-Mansur (o criador) e sua família. O mausoléu possui 3 quartos, sendo o mais conhecido o das doze colunas, onde estão enterrados os seus filhos.

12-Jardim Menara

Os Jardins de Menara são os jardins mais conhecidos de Marrakech. Foram criados em 1870 sobre um antigo lago almóada.

O edifício central foi encomendado pelo sultão Sidi Mohammed e dizem que antigamente foi o lugar dos encontros amorosos dos sultões da cidade.

13-Museu de Marraquexe

O Museu de Marrakech está localizado no antigo palácio onde morou Mehdi Mnebhi, antigo ministro da defesa do sultão Moulay Abdelaziz. O palácio data do final do século XIX.

O edifício abriga o museu desde 1997, quando a fundação Omar Benjelloun o adquiriu para reabilitá-lo. Anteriormente, o palácio havia sido usado como residência e, a meados dos anos 1960, como colégio feminino.

A parte principal do museu é o seu pátio (fique atento ao grande lustre) e as salas ao seu redor. Nessas salas é exposta a coleção do museu, composta principalmente de cerâmica, armas, tapetes e outros objetos tradicionais de Marrocos.

No interior do edifício também se pode visitar o hammam tradicional e uma sala de exposições temporais.

14- Almoço ou jantar no Hotel La Mamounia

Essa experiência é imperdível! Se tiver um bom orçamento para essa viagem, também indico a hospedagem neste hotel.

15- Voo de balão

No nosso último dia em Marraquexe acordamos bem cedo para voar de balão. Nós amamos essa experiência e sempre que possível tentamos realizar. O voo teve o custo 195 euros por pessoa.

16- Museu Dar Si Said

O Museu Dar Si Said é o museu mais antigo da cidade e o que exibe o maior número de obras. Esse museu se chama oficialmente Museu das Artes Marroquinas.

Assim como os outros grandes edifícios de Marrakech, o Dar Si Said começou sendo a residência de um mandatário e, como o próprio nome indica, era propriedade de Si Said, irmão do grande vizir Bou Ahmed.

 

Museu Dar Si Said em Marrakech
Museu Dar Si Said em Marrakech

 

A casa de Si Said (Dar Si Said) é muito extensa, tem vários pátios e dois andares. A decoração mais chamativa está ao chegar ao pátio e subir ao segundo andar.

Se comparamos o Dar Si Sair com o Museu de Marrakech, o primeiro é maior e tem muitos mais objetos expostos. Entre as peças da coleção há mobiliário, objetos cotidianos e instrumentos musicais.O maior destaque da visita é o próprio edifício.

17- Medina de Marraquexe

Aqui a vida acontece com todas as suas cores! Perca-se! Não tenha medo! E se a fome bater, pode procurar o restaurante Fondouk Bazzar que não tem erro! Super aprovado!

18- Palácio El Bas

O Palácio El-Badi (Palais El Badii) foi construído no final do século XVI pelo sultão Ahmed al-Mansour para comemorar a derrota dos portugueses em Wed al Makhazín (a Batalha dos Três Reis).

Como atualmente está totalmente em ruínas, temos que confiar no enorme tamanho do seu pátio e nos cronistas da época para ter uma ideia do que ele chegou a ser. Dizem que “O Incomparável” (El Badii) foi um palácio com mais de 300 quartos decorados com os melhores materiais da época: ouro, turquesas e cristal.

A decadência do palácio chegou no final do século XVII, quando o sultão Moulay Ismail decidiu transferir a capital de Marrakech para Meknes, saqueando completamente o Palácio El-Badi.

Passeios sugeridos no Marrocos

Volubilis e Meknes

Um day trip muito legal é para Volubilis (em árabe: وليلي‎; romaniz.: Oualili ou Walila). Essa antiga cidade romana, cujas ruínas constituem atualmente um sítio arqueológico parcialmente escavado, está situada no norte do Marrocos, nos arredores da cidade santa de Mulei Idris e faz parte da lista de Patrimónios Mundiais da UNESCO desde 1997.

Na mesma day trip é possível conhecer Meknès. Ela é uma das 4 cidades imperiais do Marrocos. Nossa primeira parada por lá foi no belíssimo Mausoléu de Moulay Ismail.

Vamos ao nosso resumo de atrações em Meknes para facilitar a montagem do seu roteiro?! Por lá você vai ver: Porta Bab Mansor, Place Hedim, Medina, Palacio Dar El Kebira, Real Campo de Golfe, Museu Dar Jamai, Mausoléu de Molay Ismail, Porta Bab El Khemis, Heri es Souani e Madrasa Bou Inania.

Essaouira

Essaouira, antigamente chamada Mogador, é uma cidade da costa sudoeste do Marrocos. Ela é considerada por muitos a estância de praia mais agradável do Marrocos, pelos seus extensos areais, dunas e pelo centro histórico, classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial em 2009, uma mistura de cidade do século XVIII com um povoado medieval, cercado de muralhas que por sua vez estão rodeadas de canteiros de flores e pelo Oceano Atlântico. É conhecida pelos amantes do windsurf pelos seus ventos.
Situa-se a 180 km a oeste de Marraquexe (distâncias por estrada), sendo uma ótima opção de day trip!

No caminho de Marraquexe para Essaouira encontramos muitas árvores de Argan ou melhor, muitos pés de Cabras!

Deserto de Agafay

No nosso último dia no Marrocos fomos para o deserto de Agafay. Ele está a 45 min de Marraquexe. A paisagem de pedra é mesmo impressionante, mas nem se compara com o deserto do Saara! Todavia, se você não tiver como conhecer o Saara, essa se apresentada com uma possibilidade para viver a experiência de dormir em tendas.

Com que destino eu consigo combinar com o Marrocos

Você poderá facilmente combinar sua visita com Portugal, Espanha, França ou ainda o Egito, Tunísia, Qatar ou Emirados Árabes (Dubai). Todos estes locais possuem empresas aéreas que fazem voos diretamente para o Brasil e para o Marrocos.

Mapa do Marrocos

Veja outros posts

2 thoughts on “Explorando o Marrocos: Roteiro e Dicas para sua Viagem”

Comments are closed.

G-BX78EE97RX