Vinícula em StellenboschVinícula em Stellenbosch

Stellenbosch guia de viagem – África do Sul

Visitando a terra do vinho Pinotage – Stellenbosch – África do Sul.

 

Se você está procurando um destino que une paisagens deslumbrantes, gastronomia de primeira e vinhos excepcionais, então Stellenbosch e Franschoek são as cidades perfeitas para você. Em nosso post, reunimos as 10 melhores dicas do que fazer nesses dois destinos incríveis, desde degustações de vinhos em vinícolas de renome até passeios de bicicleta pelos vinhedos locais.

 

Vinícula em Stellenbosch
Vinícula em Stellenbosch

 

Além disso, você também encontrará recomendações de restaurantes incríveis, onde você pode experimentar a culinária local. Prepare-se para se encantar com a arquitetura charmosa e a hospitalidade sul-africana enquanto descobre as maravilhas de Stellenbosch e Franschoek. Não perca nossas dicas imperdíveis e planeje uma viagem inesquecível.

 

O que você encontrará neste post

 

Melhor época para ir a Stellenbosch?

 

Aqui ficou fácil fazer a recomendação, o período ideal para se visitar Stellenbosch vai de setembro a março, se forçar um pouquinho dá até para ir em abril. Onde as temperaturas estarão mais amenas (nem muito altas e nem muito baixas).

Pode fazer um friozinho, mas principalmente no período da noite, entretanto ao longo do dia as temperaturas ficarão na faixa de 20C a 30C, além de tudo não haverá muita chuva (O calorzinho do dia sendo armazenado no terreno para proteger as videiras do frio da noite).

Clima e temperaturas em Stellenbosch
Clima e temperaturas em Stellenbosch fonte (climate-data.org)

 

Como chegar em Stellenbosch?

 

Para chegar em Stellenbosch , o caminho mais usado é ir e vir a partir de Cape Town. O percurso total tem algo em torno de 54km, e o tempo de viagem é perto de uma hora. Se forem dirigindo, lembrem-se que a mão de direção na África do Sul é a mão inglesa. Saindo de Cape Town você pegará a rodovia N1 e seguirá até a saída 39. Depois você vai seguir a R304 por 14,7km até Stellenbosch.

 

Vegetação típica da África do Sul
Vegetação típica da África do Sul

 

Recomendo o uso de um GPS, ou mesmo um aplicativo como o google maps caso você esteja usando um chip de dados local. Lembrando que dá para baixar o mapa para funcionar off-line numa rede wi-fi. Tanto a ida como a volta fizemos em contrafluxo, uma vez que o interesse de todo mundo que mora na periferia de Cape Town é ir até a cidade para trabalhar de dia e o inverso no fim do dia para suas casas, não sofremos com engarrafamentos.

 

Veja aqui nossos outros posts sobre a África do Sul.

 

Quando fomos eu usei um chip da operadora européia JT, a qual faz roaming sem cobrar a mais por isso. Hoje em dia utilizo o pacote Vivo Mundo da Operadora VIVO aqui do Brasil. As vezes compro um chip local pesquisando pela melhor operadora(Carrier) que atende a região.

 

Como se locomover em Stellenbosch?

 

Aqui vai um papo sério, há quem opte por andar à pé, ou de transporte público, contudo, as atrações aqui em geral estão associadas às vinícolas, e estas ficam fora da cidade (são mais de 400 vinícolas na região), portanto, EU RECOMENDO QUE VOCÊ ALUGUE UM CARRO.

 

Muitos tem medo de dirigir na mão-inglesa (carros com volante no lado direito), entretanto digo por experiência própria(já dirigi por lá, na Jamaica e em Exuma). Não há muita dificuldade! Só me confundi com a seta e o limpador de para-brisa que também são do lado contrário. Um detalhe, depois de acostumar-me, quando voltei para o Brasil eu me confundi com o meu carro também.

 

A dica para se dar bem por lá é prestar bastante atenção no que está fazendo, contudo se puder, pegue um carro com câmbio automático, vai ser menos uma coisa para você ficar pensando.

 

Nosso aluguel

 

Nós alugamos com a Rentcars.com, no site eu consigo cotar em várias locadoras de uma só vez. A nossa reserva saiu pela Europcar, então eu retirei no centro de Cape Town e devolvi no mesmo lugar. Foi tudo muito descomplicado, você só precisará de um cartão de crédito internacional habilitado para uso no exterior, sua confirmação impressa – ou no aplicativo – e sua habilitação, não me exigiram a permissão internacional para dirigir.

 

Ruas de Stellenbosch
Ruas de Stellenbosch

 

A locação inclusive saiu muito mais barata do que estou acostumado a pagar aqui no Brasil. Aluguei um sedan médio com câmbio automático pagando mais barato que carro básico e sem ar condicionado aqui no Brasil.

Para fazer uma cotação com a rentcars, clique aqui ou no banner abaixo e faça sua cotação.

 

Quanto tempo ficar em Stellenbosch?

 

Este é um tema interessante de se abordar. Dá para aproveitar a região de duas formas, a primeira fazendo um bate-volta de Cape Town, neste caso você nem ficaria em Stellenbosch. Foi o que fizemos, ou poderia optar por se hospedar em Stellenbosch ou Franschoek.

Depois de chegar na cidade até pensei que poderia ter aproveitado mais por lá se optasse por dormir uma ou duas noites na região – ou até mais se você gostar muito de vinhos. A cidade é lindinha e certamente vale muito a pena explorar seus restaurantes e a vida cotidiana.


Onde ficar em Stellenbosch?

 

Para quem optar pela cidade, há dois tipos de hospedagem possíveis. O primeiro a tradicional, no centro da cidade e o segundo em uma das vinícolas. Algumas delas possuem seus próprios hotéis, como o caso da Spier, que visitamos. Clique aqui para verificar os preços da hospedagem na vinícola Spier.

 

Na linha dos imperdíveis que ficam em vinícolas, está também o Asara Wine Estate & Hotel, clique aqui e confira. Ainda recomendamos o Banhoek Lodge, que fica bem próximo a várias vinícolas, clique aqui para conferir.

 

Bed & Breakfast e Guest Houses

 

Se a sua vibe é economizar, não vai ser difícil atingir seu objetivo por ali, pois há várias opções de Bed & Breakfast e Guest Houses. As mais bem avaliadas no booking e que o pessoal costuma alugar aqui pelo blog são:

Ou ainda as de Franschoek, cidade vizinha de Stellenbosch:

Para quem optar pela hospedagem tradicional na cidade, deixo aqui abaixo as melhores ofertas para o dia de hoje.

Booking.com

 

Hospedagem entre uvas e vinhos
Hospedagem entre uvas e vinhos

Bate e volta desde Cape Town

 

Quem optar por Cape Town e fizer o bate-volta, recomendo o hotel que nós ficamos, o Protea Hotel by Marriott Cape Town Waterfront Breakwater Lodge – que eu recomendo muito, é um ótimo hotel com localização excelente – do lado do V&A Waterfront – e o preço bem competitivo, segue aqui o link para a página do hotel no booking.com , é super fácil e seguro para reservar.

Caso você decida por outro hotel, aqui abaixo estão as melhores ofertas do dia para Cape Town.

Booking.com

 

Atrações

 

Em resumo: comida e bebida da melhor qualidade e muita história. É isso que você vai encontrar por lá, entretanto vou separar este tópico de duas formas para ficar mais fácil, a primeira as vinícolas e depois as atrações da cidade propriamente ditas.

 

Vinícolas em Stellenbosch

 

Todas elas ficam a uma certa distância da cidade, por isso o auxílio do carro é uma ótima. O passeio aqui é contemplativo e de degustação. A maioria das vinícolas possui uma área específica para degustação e restaurante, outras possuem passeios guiados pela vinícola até picnics organizados, regados a muito vinho, é claro!

 

Minha Linda na vinícola Spier
Minha Linda na vinícola Spier

 

Os amantes do vinho vão adorar esta parte. Mas vale lembrar, algumas delas ficam em Franschoek, cidade vizinha, mas mesmo assim muito próximas. Vou deixar aqui minha indicação para as principais vinícolas da região.

 

Lista de vinícolas

 

  1. Spier Wine Farm – Fica na R310 Baden Powell Drive, Stellenbosch, 7603, South Africa.
  1. J.C Le Roux – endereço Devon Valley Rd, Stellenbosch, 7600, South Africa. Excelente vinho.
  1. Nederburg Wines (Pty) Ltd – Sonstraal Rd, Paarl, 7646, South Africa.
  2. Neethlingshof – Polkadraai Rd, Stellenbosch, 7600, South Africa.
  3. Wine Estate – Bergkelder – George Blake St, Stellenbosch Central, Stellenbosch, 7600, South Africa.
  4. Kanonkop Wine Estate – R44, Stellenbosch Central, Stellenbosch, 7607, South Africa.
  5. Allee Bleue Estate – Intersection R 45 and R310, Groot Drakenstein, Franschhoek, 7680, South Africa.
  6. Tokara Restaurant – rodovia R310 Helshoogte Road, Banhoek Valley, Stellenbosch, 7600, South Africa.

 

Outras atrações em Stellenbosch

 

Centro histórico – é uma área super charmosa e bem conservada da cidade. As atrações se concentram por aqui. Achei muito parecida com Carmel-by-the-Sea na Califórnia. A arquitetura do casario, o ótimo estado de conservação das construções, a beleza do lugar, ou seja, tudo me agradou.

Recomendo um passeios daqueles de se perder pelo lugar, parando onde achar melhor. Há ótimos restaurantes em Stellenbosch, alguns chamam mais atenção do que outros, como por exemplo : Rust en Vedre Restaurant, Delaire Graff Restaurant, Helena´s, Fat Butcher, Oppie Dorp e Indochine. Recomendo ainda o sorvete da Creme de Levain patisserie. Vocês não se arrependerão.

 

A cidade não vive apenas de restaurantes, também é interessante a visita ao Jardim botânico da Universidade de Stellenbosch. A própria universidade já é um lugar interessante e vibrante para se visitar, com muitos jovens vagando por toda a sua extensão. Se o seu passeio for com crianças a dica é levá-las até o Toy & Miniature Museum, elas vão adorar.

 

O Stellenbosch University Museum é um dos bons para se visitar por aqui. Se tiver interesse por orientações sobre a cidade, vá até o Stellenbosch Tourism Information Office e lá você encontrará pessoal qualificado para te orientar no que precisar. As igrejas da cidade são todas muito bonitas, mas destaca-se a Kerkhuis.

 

Veja aqui as principais atividades em Stellenbosch.

 

Com que destino eu consigo combinar a visita a Stellenbosch?

 

O destino clássico e mais lógico é Cape Town, além disso Franschoek, outra cidade que compreende a região das vinícolas da África do Sul fica bem ao lado. Outra ótima opção são as cidades da rota jardim (Garden route) que vai de Hermanus até Storms River. Dá também para conjugar com Johannesburgo, o voo de Cape Town para lá dura menos de uma hora, portanto, divirta-se.

 

Veredito

 

Adorei a cidade, o clima, as pessoas, as atrações disponíveis, as vinícolas, a comida. Num próximo roteiro por aquela região quero voltar e incluir ao menos dois dias por lá. As construções centenárias e todas muito bem conservadas dão um charme para o local, portanto não percam, vale muito a pena.

 

Dicas extras

 

Se você é um amante de vinho e busca experiências únicas na África do Sul, então Stellenbosch e Franschoek devem estar no topo da sua lista de lugares para visitar. Ambas cidades ficam a cerca de uma hora de carro de Cidade do Cabo e oferecem algumas das melhores vinícolas, paisagens deslumbrantes e gastronomia incrível da região. Confira as 10 melhores dicas do que fazer em Stellenbosch e Franschoek:

  1. Visite a Vinícola Spier em Stellenbosch – essa vinícola tem um ambiente agradável e uma bela vista, além de oferecer degustações e passeios pelo vinhedo.

  2. Experimente a gastronomia local em Stellenbosch – existem muitos restaurantes excelentes na cidade, mas recomendamos experimentar a culinária sul-africana no The Fat Butcher.

  3. Faça um passeio de bicicleta pelas vinícolas – há várias empresas que oferecem esse tipo de passeio, que é uma ótima maneira de conhecer a paisagem e as vinícolas locais.

  4. Conheça a cidade a pé – Stellenbosch tem uma arquitetura charmosa e muitas ruas agradáveis para caminhar.

  5. Visite a Vinícola La Motte em Franschoek – essa vinícola é uma das mais famosas da região e oferece degustações incríveis em um ambiente belíssimo.

  6. Faça um passeio de trem pela região – a empresa Franschoek Wine Tram oferece um passeio de trem que para em várias vinícolas, permitindo que você experimente vinhos de diferentes produtores.

  7. Experimente a culinária local em Franschoek – há muitos restaurantes excelentes na cidade, mas recomendamos experimentar a culinária francesa no La Petite Ferme.

  8. Conheça a cidade a pé – Franschoek também tem uma arquitetura charmosa e muitas ruas agradáveis para caminhar.

  9. Visite a Vinícola Glenelly em Stellenbosch – essa vinícola tem um ambiente moderno e oferece uma degustação com queijos locais.

  10. Faça um passeio de balão pela região – há várias empresas que oferecem passeios de balão ao amanhecer, proporcionando uma vista incrível da paisagem e das vinícolas.

Essas são apenas algumas das muitas coisas incríveis que você pode fazer em Stellenbosch e Franschoek. Se você está planejando uma viagem para a África do Sul, certifique-se de colocar essas cidades na sua lista e aproveite ao máximo o que elas têm a oferecer.

 

Outros posts sobre a África e região

  1. Stellenbosch – Guia de viagem
  2. Guia de viagem para o Egito
  3. Guia de Viagem para Zanzibar
  4. Fazendo um safari no Masai Mara no Quênia
  5. Roteiro de viagem pela Índia
  6. Guia de viagem para as Ilhas Maldivas

Abraços a todos e obrigado pela visita. Deixe aqui seu comentário e visite nossas redes sociais:

6 thoughts on “Stellenbosch guia de viagem – África do Sul”

Comments are closed.

G-BX78EE97RX