Dicas de Viagem para Cusco no PeruDicas de Viagem para Cusco no Peru

Cusco no Peru – Dicas de viagem e Guia básico

Hoje, divido com vocês esta experiência maravilhosa que foi viajar pelo Peru. Neste Post, falarei de Cusco e do Vale Sagrado, mas saibam que há muito mais para ver e fazer!

 

Os outros posts sobre o Peru, seguem AQUI.

 

Pequeno Jacó, em Cusco no Peru
Pequeno Jacó, em Cusco no Peru

O que você encontrará neste post

Dicas de Viagem para Cusco no Peru

Quando ir a Cusco?

 

Para visitar Cusco e Machu Picchu, o período ideal é de maio a setembro, pois são meses com menor índice pluviométrico. Todavia, as temperaturas vão estar baixas, leve um bom casaco.

 

Clima e tempo em Cusco
Clima e tempo em Cusco – Fonte: https://pt.climate-data.org/america-do-sul/peru/cusco/cusco-1016/

 

Chegada e saída de Cusco

 

A forma mais fácil de chegar e sair de Cusco é via aérea, a partir de Lima. O Voo tem duração de aproximadamente 01:20h.

 

“ Mas porque não posso vir de carro?” O trajeto é relativamente curto, mas tem duração entre 18 e 24 horas, pois existe um desnível de 3400m entre as duas cidades.

 

Para sair do aeroporto é conveniente que você tenha contratado transfer, mas se não tiver contratado, um taxi custará em torno de S/20 – combine antes o preço. Importante dizer que quando estivemos em Cusco, o Uber não era algo fácil de encontrar.

 

 

O Básico para Cusco (Moeda, visto, vacinas, segurança, saúde, dicas)

 

Moeda no Peru

 

A moeda no Peru é o Novo Sol (PEN). R$1,00, em 15/06/2018, equivalia a aproximadamente S/ 0,87136. Verifique a cotação atualizada no site oanda.

 

Cena típica pelas ruas de Cusco
Cena típica pelas ruas de Cusco

 

Sol Peruano
Sol Peruano

 

Geralmente, no momento de decidir qual moeda levar em sua viagem, considere a forte desvalorização do Real frente as outras moedas do mundo. Em tese, é sempre melhor levar dólares ou euros, pois a conversão tende a ser mais vantajosa.

 

Visto e Vacinas para entrar no Peru

 

O visto é concedido na sua entrada, não há requisitos especiais, mas é sempre bom ter em mãos as reservas de sua hospedagem, seguro saúde (apesar de não ser obrigatório) e comprovante de voo de volta, para caso seja solicitado.

 

O comprovante da imunização contra a febre amarela não é exigido porque Machu Picchu é uma área pré-amazônica. Fiquem ligados pois esta política pode mudar!

 

Segurança em Cusco

 

No geral, o país é muito seguro, mas as medidas básicas que adotamos por aqui também são válidas por lá. Evite lugares isolados e escuros durante a noite, preste atenção sempre aos seus pertences. Carteiras e celulares nos bolsos da frente, especialmente em aglomerações.

 

Dicas de Saúde

 

Recomendo que contrate um seguro saúde, especialmente porque você pode não se sentir bem em razão da altitude.(eles chamam este mal de Soroche)

 

Posso dizer por experiência própria, pois passei mal, mesmo seguindo todas as recomendações, como chegar no hotel e descansar pelo período da manhã para me ambientar, além de tomar bastante chá de coca e água. Apresentei sintomas como falta de ar, taquicardia e dor de cabeça. Um dos nossos guias disse também que era importante evitar queijos de qualquer espécie e carnes no primeiro dia.

 

Escadarias e ladeiras de San Blás em Cusco no Peru
Escadarias e ladeiras de San Blás em Cusco no Peru

 

Mas fiquem calmos, pois isso não acontece com todos. Minha esposa não sentiu quase nada, só uma leve dor de cabeça. De qualquer maneira, leve os remédios que você está acostumado a tomar para dor de cabeça.

Em casos extremos, alguns hotéis fornecem oxigênio para os hóspedes. Se for necessários, chame o seguro.

 

 

Como se deslocar em Cusco ?

 

O ideal é conhecer a cidade caminhando e fazer os passeios do Vale Sagrado com um guia ou agência local. No geral, as atrações em Cusco são muito próximas umas das outras. Se não conseguir caminhar, no limite extremo, pegue um taxi/uber(se disponível), mas lembre-se, que nem sempre o carro estará em boas condições e negocie sempre o preço antes de embarcar.

Não recomendo o aluguel de carro porque o trânsito no Peru é caótico!

 

Quanto tempo ficar em Cusco?

 

Eu indicaria 7 dias para você passear com calma, mas se você não tiver tempo, 4 dias serão suficientes. Lembrando que o seu primeiro dia será praticamente morto em razão dos cuidados que você deve ter com a adaptação à altitude.

 

Onde ficar em Cusco ?

 

A cidade é pequena, mas você deve buscar os hotéis mais centrais para facilitar a sua locomoção.

 

Nós ficamos no Tierra Viva Cusco Centro, que estava a 3 quadras da Plaza de Armas. Todas as suítes eram amplas e muito bem equipadas, possuindo inclusive calefação. Acredite, isso fará falta para quem viajar no meio do ano. CLIQUE AQUI e confira o hotel.

 

Da mesma rede existem mais 3 hotéis na cidade e eu recomendo fortemente:

 

Tierra Viva Cusco San Blas;

Tierra Viva Custo Plaza

Tierra Viva Cusco Saphi

 

Minha Linda no Vale Sagrado dos Incas no Peru
Minha Linda no Vale Sagrado dos Incas no Peru

Booking.com

 

Hospedagem no Vale Sagrado dos Incas

 

Caso seja dos seu interesse se hospedar no Vale Sagrado dos Incas, recomendo clicar no link Booking.com para ver as opções.

 



O que fazer em Cusco e no Vale Sagrado

 

Igreja de San Blas – Essa foi uma das primeiras igrejas construídas em Cusco, ela se destaca por possuir pinturas importantes, um altar e um púlpito no estilo Barroco.

Catedral de Cusco – Essa Basílica é a principal igreja da cidade e possui vários altares em madeira que são expostos em procissão em algumas épocas do ano.

Iglesia De La Compañia De JesúsA Igreja da Companhia de Jesus é uma igreja jesuíta construída no palácio Inca Amaruinca. Em seu interior, tem uma única nave onde se destaca o imponente altar principal, esculpido em estilo híbrido em cedro e completamente dourado, na parte posterior. Ela mede 21 metros de altura por 12 metros de largura e na porção central do altar está a imagem da Virgem da Imaculada Conceição, e acima dela está uma tela representando a Transfiguração de Jesus. A nave principal também tem um transepto que se comunica com as duas capelas laterais, seis altares em estilos diferentes e um púlpito totalmente dourado; ao lado do altar principal há outros quatro altares de cedro, três deles dourados e bastante ostentosos. Vale a pena mencionar as telas que retratam a vida do fundador da Ordem, Santo Inácio de Loyola, pintadas por Marcos Zapata e seu assistente Cipriano Gutiérrez. Essa Igreja data do século XVI e está localizada na Plaza de Armas.

fonte: https://www.cuscoperu.com/pt/viagens/cusco/igrejas-e-conventos/igreja-da-compania-de-jesus/

 

Dicas de Viagem para Cusco no Peru
Dicas de Viagem para Cusco no Peru

 

Museu de Arte Precolombino – O Museu de Arte Pré-Colombiana é dedicado à exibição de artefatos arqueológicos e exemplos de obras de arte pré-colombianas extraídas de todas as regiões do Peru pré-colombiano.

Plaza De Armas – este é um dos pontos principais da cidade. Está localizada bem no centro e tem importância histórica, pois lá aconteceu a execução do revolucionário Tupac Amaru. Existem vários restaurantes no entorno, com seus lindos balcões.

San Pedro Market – É o mercado popular de Cusco. Achei muito interessante visitar, pois você consegue ver muitas iguarias peruanas, como batatas desidratadas, milhos de muitas cores diferentes e o famoso Kui(porquinho da Índia).

Kuricancha(Ou Koricancha) – é uma obra da arquitetura Inca e um dos mais importantes complexos arqueológicos sagrados daquele povo. Feito de pedras polidas e encaixes harmoniosos, Coricancha foi construído pelo imperador inca Pachacuti (em espanhol Pachacútec), assim como muitas outras edificações de seu mandato, em razão de um vitória contra os chankas, por volta de 1438. Destaca-se no complexo o Templo de Qorikancha ou Templo do Sol. Esse era um local sagrado de rituais e oferendas ao deus Sol, cultuado pelos Incas. Nele habitava o sumo sacerdote (Willaq Umu) e só tinham autorização de ingressar o Inca (imperador), os sacerdotes e as virgens do sol. Suas paredes eram cobertas por folhas (lâminas) de ouro sólido e o adjacente foi preenchido com estátuas douradas. O Templo do Sol era também um observatório onde altos sacerdotes monitoravam atividades celestes.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Coricancha

SaqsaywamanSacsayhuaman ou Sacsahuamán é uma fortaleza inca, que atualmente está em ruínas. Fica localizada dois quilômetros ao norte da cidade do Cusco. Supõe-se que Sacsaihuaman foi construída originalmente com propósitos militares para a defesa de tribos invasoras que ameaçavam o Império Inca.

 

Minha Linda em Sacsaywaman em Cusco no Peru
Minha Linda em Sacsaywaman em Cusco no Peru

 

Puca Pucara – Esta fortaleza foi construída contendo grandes paredes, terraços e escadas. Ela fazia parte da defesa de Cusco e servia também para estacionar a comitiva do Inca quando este se dirigia a Tambomachay. O nome provavelmente vem da cor vermelha das rochas do terreno abundantes em ferro.

TambomachayTambomachay em espanhol ou Tampumachay está localizado próximo a Cusco. É um sítio arqueológico que foi destinado ao culto da água e para que o chefe do Império Inca pudesse descansar. Este lugar também é denominado “Banhos do Inca”. É composto de uma série de aquedutos, canais e várias cascatas de água que correm pelas rochas. Aqui também houve uma espécie de jardim real, cuja irrigação provinha de um complicado sistema de canais especialmente feitos para essa função.

KenkoKenko é um centro arqueológico localizado no Vale Sagrado dos Incas, a seis quilômetros a noroeste da cidade de Cusco, a 3.580 metros de altitude. É composto por dois lugares: el Grande, que se encontra ao pé do caminho que vai desde Sacsayhuaman até Písac; e el Chico, que está a 350 metros a oeste do anterior, sobre a encosta. Este templo está localizado sobre o monte Socorro e engloba uma área de pouco mais de 3.500 metros quadrados. Na época do Império Inca foi um centro dedicado ao rito e são de particular interesse seu anfiteatro de forma semi-circular e suas galerias subterrâneas.

Passeios de um dia no Vale Sagrado

Utilizamos em Cusco os serviços do guia Juan, que recomendo bastante! Além de cobrar um preço justo, ele nos atendeu muito bem. Fizemos o passeio privado com carro novo (algo raro no Peru). Foi extremamente pontual e cortês. Seu contato é +51 984 630 212.

Segue a lista de atrações:

  • Ollantaytambo
  • Chinchero
  • Maras e Moray
  • Pisac
  • Lago Humantay
  • Montanha Rainbow

Como ir de Cusco a Machu Picchu

A forma mais fácil para chegar em Machu Picchu é viajando de trem através da estação de Poroy. Nós ficamos dois dias por lá e deixamos um relato completo de nossa viagem para Machu Picchu AQUI.

Dicas de Restaurantes em Cusco

 

A comida peruana é simplesmente fantástica! Na atualidade, o país possui inúmeros chefes premiados. Então, um tour gastronômico faz parte da viagem! Recomendo os seguintes restaurantes em Cusco:

  • Chicha por Gaston Acurio
  • Papacho´s Cuzco(Hamburgueria)
  • Cicciolina
  • Map Café

Recomendo sempre fazer reserva para todos os restaurantes. O único que acredito ser desnecessário é Papachos.

 

Mapa de Cusco

 

Segue aqui para vocês o mapa com as principais atrações e pontos de interesse de Cusco e do Vale Sagrado.

 

Veja outros posts aqui do Blog a viagem para inspirar sua viagem

Até a próxima.

Confira aqui 9 dicas para organizar sua viagem

1

Planeje sua viagem com antecedência, quanto mais perto da viagem, mas caro sairá sua viagem.

2

Vejam nossos posts no blog para auxiliá-los no planejamento.

3

Reserve sua hospedagem no booking.com e garanta os melhores preços, reservando aqui pelo blog você não paga mais nada por isso e ainda ajuda a manter este conteúdo sempre atualizado. Clique aqui e confira.

4

Se for alugar um carro, use um site que te disponibilize as melhores locadoras do mundo todo. Em nossas viagens eu uso sempre a rentcars.com. Clique aqui, faça um orçamento e reserve.

5

Nunca viaje sem seguro viagem, especialmente para fora do país, alguns casos além de seguro eles disponibilizam assistência, o que te economiza um tempo e evita contratempos. Clique aqui e faça já o seu. Usem o código BLOGAVIAGEM5 e obtenham 5% de desconto na contratação, e se pagarem no boleto ainda ganham mais 5% de desconto.

7

Use um aplicativo organizador para sua viagem, como o Tripit ou o Checkmytrip.

8

Veja também nossas redes sociais: @blogaviagem no Instagram, @blogaviagem no twitter, Blog a Viagem no Facebook, veja nosso canal no Youtube

9

Divirta-se, sempre!

{Dicas de Viagem para Cusco }

3 thoughts on “Cusco no Peru – Dicas de viagem e Guia básico”

Comments are closed.

G-BX78EE97RX