Roteiro para Exuma, Bahamas: Descubra o Paraíso do Caribe!

O que você encontrará neste Post

O básico sobre Exuma

Atendendo a votação da enquete no nosso instagram @blogaviagem, vamos as dicas das Exumas! Isso mesmo, você não leu errado, o nome deve estar no plural porque as Exumas são um arquipélago nas Bahamas, composto por mais de 365 ilhas e bancos de areia. A sua localização exata é ao sudeste da capital das Bahamas, Nassau, estendendo-se por 200 km. Suas duas maiores Ilhas são Great Exuma e Little Exuma. Porém, ainda fazem parte deste paraíso as famosas ilhotas das Exumas Cays.

Quando ir a Exuma(clima)?

Ninguém quer ir a praia para pegar chuva, certo?! Ainda mais pagando caro. Pensando nisso, você deve ter em mente que as Exumas seguem o padrão de todo o Caribe, sendo os melhores meses para visitar de dezembro a abril. Observe no gráfico que os meses do meio do ano são especialmente chuvosos. Lembre-se ainda que a temporada de furacões costuma durar do início de junho até o final de novembro. Faça boas escolhas e aproveite o investimento!

Como chegar em Exuma

Para chegar neste destino super exclusivo será necessário fazer conexão via Panamá (Copa Airlines) ou EUA (American Airlines, United Airlines e Delta Air Lines). Os voos partem de Nassau, Miami, Atlanta, Charlotte, Fort Lauderdale e Toronto(Air Canadá). Importante saber que os brasileiros devem apresentar apenas um passaporte válido que cubra o período de sua estadia e comprovação dos voos de ida e volta, sendo desnecessário visto para as Bahamas caso a permanência seja inferior a 3 meses.

Seguros de viagem

Em todas as nossas viagens contratamos seguro, embora não seja exigido para as Bahamas, e a nossa estratégia para conseguir melhores preços é cotar com a Seguros promo, pois ela reúne todas as seguradoras em uma única plataforma, sendo mais fácil para comparar os preços.

Caso queira contratar seu seguro, CLIQUE AQUI use o cupom BLOGAVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto sobre o preço do seguro.

 

Quanto tempo ficar em Exuma

Considero que 7 dias seja o tempo ideal para curtir as praias e passeios com calma. O ideal é fazer 1 ou 2 praias por dia, mas se você não tem tempo, estabeleça o número de praias de acordo com a sua disponibilidade e orçamento.

Onde se hospedar em Exuma

 

Por lá existem poucas opções de hotéis. Observamos que o viajante ficará entre extremos, ou hotéis muito luxuosos ou muito simples. Nós conseguimos encontrar o nosso meio termo, que foi o tradicional Peace and Plenty Resort, porém já aviso que os preços são bastante elevados para o que oferece. Em outros destinos do Caribe é possível ficar em hotéis de alto padrão com o mesmo custo. (consultei a título de exemplo, o valor do mesmo quarto que ficamos com Cama Queen Size e Vista Mar sem o café da manhã – custo de R$ 14.076,00 – 7 diárias – de 08/12/23 a 15/12/23).

Uma alternativa mais econômica são os Airbnbs. O único ponto de atenção quando buscar por sua hospedagem, especialmente em sites como booking e hoteis.com, é a localização. A Ilha é bastante grande, são mais ou menos 70 km de extensão e estar próximo a um centro faz toda diferença, especialmente em relação as comodidades como supermercado, posto de gasolina e etc. Dito isto, gostamos bastante de ficar em Georgetown que é considerada a Capital de Great Exuma. Veja dicas de hotéis clicando aqui.

 



  • Booking.com

 

Como se locomover por Exuma

 

A melhor forma é alugando um carro! As duas locadoras mais atuantes na ilha são a Thompson’s Car Rental e a Berlies. Na Berlies existe sistema de reserva pelo próprio site ( o que é uma modernidade rara por lá) e na Thompson’s será preciso enviar email ( thompsonsrental@hotmail.com). Nós alugamos 🚗 com a Thompson’s, em um período de altíssima temporada (réveillon), e pagamos $429,00 dólares por 9 diárias de um Honda Fit. Para quem não dirige, a opção será o táxi. Eles existem na Iha, mas são poucos. Por óbvio, os preços 🚕 são elevados (qualquer coisa em dólar fica caro) e o tempo de espera também, pois a ilha é bastante extensa.

Principais Atrações em Exuma

Nosso primeiro dia de passeio foi para Stocking Island. Os hóspedes do Peace and Plenty Georgetown podem acessar o local sem custos adicionais. A estrutura do Beach Club é fantástica! Para chegar até lá, pegamos uma lancha rápida no píer, que já estava incluída nas diárias. Para quem desejar se hospedar em Stocking Island, basta escolher o Peace and Plenty Island Cottages ou Kahari Resort, que fazem parte da rede. Sem dúvida, uma experiência bem exclusiva e cara!

Depois de passarmos o primeiro dia da nossa viagem em Stocking Island, resolvemos começar a desbravar a ilha com nosso 🚗 alugado. Para facilitar a atividade baixamos o gps em modo off-line e recomendamos que você faça o mesmo. Nosso roteiro teve como foco inicial Little Exuma. Essa pequena ilha está ligada a Great Exuma por uma ponte. Para chegar até lá percorremos mais ou menos 19km (a partir do nosso hotel em Georgetown).

As principais praias dessa região são Pretty Molly, Forbes Hill e Tropic of Cancer. Nós fizemos uma praia por dia, pois optamos por uma viagem bem relaxada e sem correria. Mas se você não tem muito tempo, é perfeitamente possível conhecê-las no mesmo dia. A entrada das praias estavam sempre sinalizadas por uma placa amarela indicando Beach Acess. Não tem segredo!! Ah, a direção por lá é mão inglesa, então o aluguel de um carro automático é bastante importante!

Uma dica bem legal para quando você estiver visitando as praias de Little Exuma é ir ao Santana’s Bar And Grill. Essa é uma das melhores infraestruturas de praia dessa região, embora bem simples. Ao lado desse Bar, você também vai encontrar o Mom’s Backery com seus famosos bolos de rum que são especialidade da Ilha.

Na praia de Trópico de Câncer, você vai encontrar uma pequena barraca com alguns drinks e petiscos, tudo bem simples. Mas lembre-se que não existem vendedores ambulantes nas praias como estamos acostumados aqui no Brasil e em alguns destinos do Caribe, sendo bastante útil levar uma bolsa térmica com lanches e bebidas.

Em Great Exuma fomos em Haulover Bay (Para chegar basta colocar no gps o restaurante Haulover Bay Bar & Grill em Rolletown), Jolly Hall, Hoopers Bay, Tar Bay, Flamingo Bay – Barraca Big D’s e Cocoplum.

A Ilha de Great Exuma é bastante extensa, então fomos dividindo nosso roteiro por região. As praias mais “centrais” eram Jolly Hall Beach e Hoopers Bay. Importante estar atento para encontra-las porque a entrada é bem escodidinha e o caminho é apenas para pedestres. O carro deverá ficar estacionado no acostamento ou algum bolsão para carros. Você pode escolher passar um dia em cada uma dessas praias (como nós fizemos) ou visitar as duas no mesmo dia. Segue o padrão de ausência de infraestrutura, mas nada que uma canga e uma bolsa térmica não resolvam!

 

Hooper Bay é muito conhecida como a praia das tartarugas porque estes lindo animais costumam ser vistos com facilidade por lá, especialmente durante a manhã.

Saindo das praias mais “centrais”, a primeira praia do Norte da Ilha de Great Exuma é Tar Bay. Seguindo pela estrada chegaremos na Barraca Big D’s que está localizada na praia de Flamingo Bay. Sem dúvida, essa é a melhor infra de praia desta região da Ilha.

A última praia que visitamos neste lado foi a belíssima Cocoplum. Ela é uma praia bem grande e que faz jus aos muitos adjetivos que recebe. Por lá, você vai encontrar os famosos bancos de areia. Sem dúvida, uma atração perfeita para quem está com crianças (por óbvio também encanta os adultos). Para ver este espetáculo é preciso ficar atento a tábua das marés. Aproveito para dizer que em dezembro, o amanhecer na ilha era por volta de 7h e o sol já baixava perto de 17h30.

Ah, uma dica bastante importante para quem vai as Exumas é levar um bom repelente, além de protetor solar.

 

Restaurantes em Exuma

Para quem prepara uma viagem, o orçamento para alimentação é sempre um ponto de atenção e nas Exumas isto ganha ainda mais importância. Nas Ilhas você irá encontrar alguns bons restaurantes, especialmente nos hotéis, porém o custo é bastante alto. O almoço/jantar para duas pessoas com bebida sai entre $100 e $150 dólares. O café da manhã (torradas, ovos, batatas e bacon acompanhados de café ou chá) custa por volta de $45 dólares para duas pessoas.

As principais opções são:

1-23°North é o restaurante de comida internacional do Hotel Grand Isle Resort (de longe o melhor)

2- Palapa Restaurant é especializado em comida caribenha e também está no Hotel Grand Isle Resort.

3-Cocoplum Bistro fica no hotel Paradise Bay Bahamas e nossa reserva foi feita através do Instagram deles @cocoplum_bistro

4-Copa Modern Bahamian Cuisine- este era o restaurante do nosso hotel Peace & Plenty Georgetown e ele se classifica como comida americana (achamos o serviço bem lento).

As reservas devem ser realizadas pelo aplicativo Open Table.

Mas se você não deseja gastar tanto, a melhor alternativa para baratear um pouco será comprar itens para sua alimentação no supermercado. Nós gostamos bastante do Exuma Markets, que era um mini supermercado em Georgetown com boa variedade de produtos, quase todos importados dos EUA. As comprinhas no supermercado também serão bastante úteis para o seu dia na praia, pois em sua maioria não possuem barracas ou ambulantes, como estamos acostumados no Brasil. Não esqueça de colocar em sua bagagem uma bolsa térmica. E já que estamos falando em compras, devo informar a vocês que a melhor moeda para sua viagem será o dólar americano. Embora, nas Bahamas a moeda seja o dólar bahamense, não é preciso fazer câmbio, pois as duas moedas possuem igual cotação.

Passeios sugeridos em Exuma

Já pensou em ser o piloto do seu próprio passeio de barco?! Isso é possível nas Exumas. Basta ir até a Minns Water Sports, que fica localizada no centro de Georgetown e funciona todos os dias de 08:30 às 17h ( exatamente em frente ao nosso hotel Peace And Plenty).

Recomendo ver a previsão do tempo e reservar com antecedência, pois essa é uma atividade bem concorrida.(nós reservamos com 4 dias de antecedência). O custo do Barco de 27 pes, para até 6 pessoas, é de $300 dólares com combustível, cooler de gelo e impostos incluídos.

Não se esqueça de ir no supermercado para levar bebidas e comidas. Nós chegamos no escritório deles no primeiro horário, já que não queríamos perder 1 minuto desse passeio! Para pilotar o barco não é preciso ter habilitação, considerando que o percurso é feito em águas abrigadas, passando por Ilhas próximas de Georgetown, que são Elizabeth Harbour e Stocking Island. Você irá se guiar pelo mapa em papel e também pelo gps do celular, que deve ter sido baixado para funcionar em modo off-line.

A parada mais famosa do passeio é no Sandbar Man O Way Cay (banco de areia), sendo esse um dos limites para ir com o barco. Até chegar neste local, você irá passar por inúmeras praias desertas e deliciosas para atracar! Outro ponto bem famoso é em Chat’N’Cill, conhecido pela grande concentração de Arraias. Nós já havíamos pilotado um barco assim em Hvar na Croácia, então super recomendo a experiência, desde que você tenha visto pela previsão que o tempo estará firme durante todo dia!

O barco precisa ser devolvido até às 17h. Não vá se atrasar, pois se isso acontecer será cobrada nova diária!

Passeio de Barco pelas Exumas Cays

Sem dúvida, um passeio imperdível dessa viagem é para as Exumas Cays! O acesso é realizado apenas de barco com pilotos profissionais ou em pequenos aviões. Para chegar lá, saímos de barco do norte da ilha e navegamos por + ou – 01 hora. O passeio tem duração de 08h (são 226 km percorridos) e estávamos com mais 2 casais. Vimos inúmeras Ilhas particulares (inclusive a Ilha de David Copperfield), a linda Thunderball Grotto (onde fizemos mergulho com snorkel), a famosa Pig Beach, um belíssimo banco de areia, o pier Compass Cay (local para nadar com tubarões – há cobrança de 15 doláres por pessoa) e finalizamos na Ilha das Iguanas. Compramos o passeio com a Four C’s AdventuresExuma Water Tours pelo site (exumawatertours.com) ao custo de $286,20 dólares por pessoa. A empresa retira e devolve o turista em seu hotel. O passeio inclui bebidas não alcoólicas. Existe uma parada para almoço que é paga a parte!

Uma dica para quem está em grupo é alugar um barco de forma privativa com a Four C’s Adventures Exuma Water Tours.

O custo do passeio é de $2200 dólares para até 08 pessoas com 8h de atividade (Basta lembrar que o passeio compartilhado tem custo de $286 por pessoa, além do risco de pegar um barco lotado, sem a possibilidade de estabelecer o tempo em cada parada! )

Então, analisando todas essas questões, acho muito interessante a opção privada.

Todavia, se estiver apenas em casal, o valor do privado se torna impeditivo! (Não é publi)

Outros Posts do Blog

 

One thought on “Roteiro para Exuma, Bahamas: Descubra o Paraíso do Caribe!”

Comments are closed.

G-BX78EE97RX